Curso de Teatro apresenta espetáculo de rua em parceria com artistas de Fortaleza

Imagem: Cena do espetáculo "Urubus" em praça (Foto: Kennedy Saldanha/Divulgação)Com o propósito de contribuir para a reflexão da realidade sociopolítica atual, o espetáculo "Urubus", inspirado na comédia "O Palácio dos Urubus", de Ricardo Meirelles, será apresentado na Praça da Gentilândia e na Praça José de Alencar (veja calendário abaixo).

O trabalho é dirigido pelo Prof. Héctor Briones, que também coordena o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará. Encenam a produção os grupos Pavilhão da Magnólia e Cia. Prisma, integrados por alunos dos cursos de Teatro e Letras da UFC, estudantes e artistas da cidade.

O trabalho resulta de um projeto de pesquisa realizado pelo LPCA e leva questionamentos, no contexto da realidade local e nacional, sobre política e democracia. Pretende também refletir sobre o que é "teatro para o povo". O projeto foi contemplado no IX Edital Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e agraciado com o Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2014. As datas e locais das apresentações são:

19 e 26/09 – Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio esquina com Rua Waldery Uchôa), às 19h30min;
20 e 27/09 – Praça José de Alencar (em frente ao Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525, Centro), às 16h30min.

FICHA TÉCNICA – Direção: Prof. Héctor Briones (LPCA – ICA/UFC). Dramaturgia: Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia. Prisma de Artes. Direção musical e contribuição dramatúrgica: Orlângelo Leal. Figurino: Joaquim Sotero. Adereços: Beethoven Cavalcante. Fotos: Sol Coelho. Edição de vídeos: Diego Souza. Design Gráfico: Carol Veras. Elenco: Beethoven Cavalcante, Denise Costa, Edivaldo Batista, Eliel Carvalho, Gabi Gomes, Gal Saldanha, Jota Júnior Santos, Luisete Carvalho, Nelson Albuquerque, Raimundo Moreira, Silvianne Lima e Wallace Rios. Coordenação de Produção: Silvianne Lima. Produção Executiva: Luisla Carvalho. Assistentes de produção: Fred Joca e Lorenna Aletéia. Realização: Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia. Prisma das Artes.

Fonte: Prof. Héctor Briones, do Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: 85 3366 7902