Procurar no portal

Nota da Reitoria: 84,32% (Plano Collor)

Na edição desta sexta-feira, 16 de setembro, o jornal O Povo, em sua coluna O Povo Economia, inseriu nota intitulada "Cerca de 750 professores da UFC podem ter redução nos salários". Dada a natureza dessa matéria, que envolve a situação jurídica de centenas de servidores, pensionistas e suas famílias, muitos dos quais gozam de especial proteção conferida pela Lei a idosos e enfermos, impõe-se esclarecimento.

Constam nesta Reitoria dois pareceres elaborados pela Secretaria Geral de Contencioso da Advocacia Geral da União. Um recomendando o cumprimento imediato de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, hoje transitada em julgado, que reconhece a impossibilidade de alteração da coisa julgada e/ou reexame da referida matéria. Outro, recomendando o cumprimento imediato de outra decisão do Supremo Tribunal Federal, ainda não transitada em julgado, que reconhece a possibilidade de uma absorção progressiva do percentual de 84,32% (Plano Collor).

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas foi por mim orientada para se abster de proceder a qualquer alteração na sistemática de pagamento da vantagem judicial de 84,32%, que repõe perdas salariais resultantes do Plano Collor.

Assim, não pode esta Universidade adotar qualquer medida inovadora, neste momento, sem a correspondente definição prévia de tais questões, a cargo das instâncias competentes. A folha de pagamento dos professores da UFC permanece, pois, inalterada.

Fortaleza, 16 de setembro de 2016.

Prof. Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300