Programas PIBIC e PIBITI recebem 200 cotas de bolsas da Funcap

Imagem: Gráfico apresentando distribuição das cotas de bolsas de Iniciação Científica por área de conhecimento na UFCA Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) garantiu o aporte de 200 bolsas para a Universidade Federal do Ceará. Com isso, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) poderá contemplar 170 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 30 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Em agosto, os programas – mantidos com recursos da Funcap, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria UFC – haviam sofrido redução no número de bolsas. Das três instituições, apenas a UFC conseguiu manter todos os benefícios, em um esforço institucional para bancar a iniciação científica e tecnológica. O CNPq cortou 22% e a fundação cearense não havia liberado as bolsas até então.

Com a nova concessão da Funcap, os programas passam a ser parcialmente recompostos. "Esse aporte, em um momento de crise, é um esforço e uma atitude do Governo do Estado que merece aplausos da comunidade científica", comemora o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos. "Com esse anúncio, a Funcap vai na onda contrária de outras agências e não cortou bolsas de iniciação", completa o Reitor.

AÇÃO INSTITUCIONAL – Os recursos estaduais vêm do Fundo de Inovação Tecnológica. Com isso, as bolsas dessa instituição foram concedidas para contemplar apenas as áreas de Ciências Exatas e da Terra, e de Tecnologia.

Para evitar que áreas como a de Humanidades fossem prejudicadas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação realizou uma ação institucional com pesquisadores da área tecnológica e de Ciências Exatas e da Terra que já haviam sido beneficiados com bolsas da própria UFC. Eles tiveram seus benefícios substituídos pelos da Funcap. Com isso, gerou-se um saldo de bolsas de livre distribuição que passou a ser concedido seguindo a ordem de classificação dos pesquisadores no edital do PIBIC.

Na prática, esse rearranjo institucional permitiu uma distribuição mais equilibrada das bolsas nas diferentes áreas de conhecimento, notadamente as ciências humanas. Aproximadamente 72% das cotas próprias da UFC foram utilizadas para atender as áreas de ciências humanas, sociais aplicadas, letras, linguística e artes. "Todas as áreas do conhecimento são prioritárias para a UFC", diz o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho. "Essa foi uma ação institucional no sentido amplo, porque foi realizada por iniciativa da PRPPG, mas teve a anuência dos pesquisadores que estavam com concessão de bolsa UFC. Agindo com transparência e maturidade, conseguimos atender a todas as áreas mantendo-nos rigorosamente fiel ao que foi pactuado no edital e ao mesmo tempo atendendo à rubrica de concessão da Funcap", complementa.

Na distribuição final dos programas, o PIBITI ficou com 42 bolsas, o que significa um crescimento de 57% em relação ao ano passado. O PIBIC totalizou 832 concessões, uma redução de 16,8%. A diferença se explica pelos cortes do CNPq.

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943