Labomar renova Termo de Cooperação de Programa de Formação Docente

Imagem: Professores reunidos em volta de uma mesa discutindo a renovação do programaPara acertar detalhes da renovação do Termo de Cooperação do Programa de Formação Docente nos níveis de mestrado e doutorado para professores e pesquisadores da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica nos núcleos de pesquisa aplicada em pesca e aquicultura, o Prof. Edmar Moraes, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), visitou, na última sexta-feira (16), o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará. A continuidade do Programa é do interesse de todas as partes envolvidas: MEC, Labomar/UFC e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC,  lembrou ser necessário muita atenção aos itens do edital que renovará o Programa, para que fique assegurado um padrão de qualidade e que possa ser corrigida alguma eventual falha existente no modelo atual. Ele também garantiu, na ocasião, que tudo o que for necessário institucionalmente será disponibilizado.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Edmar Moraes, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC)Apresentado como um dos beneficiários, tendo em vista ter conseguido seu título de doutor por meio do Programa de Formação Docente, o Prof. João Vicente, diretor do IFCE de Acaraú, ressaltou sua importância pela oportunidade que dá a docentes que trabalham no Interior obter maior qualificação. Na mesma linha de pensamento se pronunciou o Prof. Júlio César, diretor do IFCE de Maracanaú.

Um dos pioneiros da interiorização do ensino superior no Brasil, o Prof. Edmar Moraes se propôs dar novos rumos ao Programa que será renovado para que ele se torne ainda mais produtivo. Um ponto que deverá ser aperfeiçoado é o que diz respeito ao afastamento de professores de suas respectivas unidades para cursar a pós-graduação. A partir de 2017, as aulas serão por módulos, ao invés de disciplinas semestrais, visando facilitar a presença dos docentes.

A princípio, serão abertas 10 vagas para mestrado e 15 vagas para doutorado, com inscrições abertas para interessados de todo o Brasil, segundo a Profª Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar. Ela avalia positivamente o Programa nessa etapa de quatro anos, tendo em vista a interiorização que permitiu ampliar a visão de ciência e tecnologia.

Também participaram da reunião o Prof. Carlos Teixeira, coordenador da Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais; a Profª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Labomar; Cláudia Finger, servidora responsável pelos convênios no Labomar, servidores Selma Ribeiro e Jonatas Martins, da Pró-Reitoria de Administração da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938