Simulação da ONU começa nesta quarta-feira (21) em Fortaleza

Imagem: Foto com identificação da Sonu e participantes ao fundoSimulando reuniões de organismos internacionais, a XII edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) acontece de quarta-feira (21) a domingo (25) na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento é uma realização do programa de extensão homônimo, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Durante os dias de simulação, os alunos inscritos – provenientes tanto do ensino superior como do ensino médio – têm a oportunidade de debater assuntos de importância mundial em um ambiente de organismos internacionais, representando uma delegação predeterminada. Os comitês simulados discutirão, este ano, temas que envolvem, por exemplo, a situação dos refugiados na Europa e o conflito civil existente entre Israel e Palestina. Além disso, realizarão o julgamento do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.

Os estudantes de Jornalismo também participam da simulação realizando a cobertura jornalística das reuniões. Assim, atuam como assessores de comunicação dos comitês, além de simularem repórteres, editores e fotógrafos de veículos de comunicação de diversas partes do mundo, como The Wall Street Journal e a rede BBC News.

A palestra inaugural da SONU é aberta ao público e acontece às 19h da quarta-feira (21), no auditório da biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares,1321, Edson Queiroz). Na ocasião, os palestrantes Filipe Figueiredo, do blog Xadrez Verbal, e Maria Érica de Oliveira, professora do Curso de Jornalismo da UFC, discutem o tema "A segurança dos direitos do indivíduo na contemporaneidade".

A SONU será realizada nos dias 22 e 23 na Unifor, das 8h às 17h, e nos dias 24 e 25 na UFC, no mesmo horário. Mais informações estão na página da SONU no Facebook.

Fonte: Secretariado de Comunicação da SONU – fones: 88 99716 0990 e 98183 9443, Gabriela Vieira / 85 99935 6915, Isaac de Oliveira / 85 99639 2449, Rebeca Soares