Encontros Literários retoma programação discutindo personagens femininas e literatura na escola

Imagem: Logo dos Encontros Literários Moreira Campos, projeto de extensão do Departamento de Literatura da UFC (Imagem: Divulgação)O evento Mestres de Casa, vinculado aos Encontros Literários Moreira Campos, projeto de extensão do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, retoma sua programação em 2016.2. Em setembro, duas palestras estão confirmadas: na quarta-feira (21), sobre "Singularidades de personagens femininas da literatura brasileira", com a Profª Vera Lúcia Albuquerque de Moraes, e no dia 28, sobre "Literatura e ensino: reflexões sobre o currículo nacional", com a Profª Rosiane Mariano.

Mestres de Casa é um espaço para professores da UFC apresentarem suas pesquisas e o desenvolvimento de seu pensamento nas áreas da literatura, cultura e das humanidades em geral.

Na quarta-feira (21), a palestra será dedicada às principais teses do novo livro de ensaios da Profª Vera Lúcia, Imaginário dos afetos femininos na literatura (Edições UFC, 2015). A obra é direcionada ao universo feminino, especialmente à esfera do imaginário e dos afetos em suas várias dimensões: a sedução, o erotismo, o medo, o desejo de vingança, o amor, o sofrimento etc., com ênfase em um tipo específico de sentimento: o amor romântico. Todas essas ideias estão embasadas em múltiplas teorias de autores que pesquisaram ou ainda pesquisam profundamente o tema dos afetos. O foco narrativo, o enredo, as personagens, o discurso, a intersubjetividade são elementos problematizados nessa coletânea de ensaios.

Após o debate, cinco exemplares serão sorteados, e a autora autografará o livro, que também será vendido no evento a R$ 20,00.

No dia 28, a palestra pretende refletir sobre o lugar da literatura na escola e a orientação dos conteúdos de base, expressa pelos documentos oficiais, do Governo Federal, sobre o ensino da literatura. A ideia é dialogar tais questões com um olhar que reivindica o texto literário como centro do fazer pedagógico, mediação que contempla a natureza artística da literatura como fonte de prazer, de conhecimento e de formação de um leitor crítico.

As duas palestras são abertas ao público e acontecem no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica), às 18h. As inscrições, exclusivamente on-line, e podem ser feitas até as 14h do dia de cada evento. Os links estão disponíveis na página dos Encontros Literários no Facebook.

Fonte: Departamento de Literatura da UFC – fones: 85 3366 7617 e 3366 7619