Faculdade de Direito da UFC integrará a Associação das Faculdades de Direito Latinas

Imagem: Fachada da Faculdade de Direito da UFCA Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará foi convidada a integrar a Associação das Faculdades de Direito Latinas (AFDL). O ingresso será durante o congresso da AFDL, que acontece em Coimbra, nos dias 6 e 7 de outubro. O diretor da Faculdade, Prof. Cândido Albuquerque, e o Prof. Hugo de Brito Segundo, também da UFC, participam de sessão durante o evento.

Segundo o Prof. Cândido Albuquerque, apenas duas faculdades de fora da Europa foram convidadas para integrar essa associação. Ele explica que, entre os objetivos da entidade, está o aprimoramento da produção do conhecimento jurídico para atender às demandas atuais. "Quando você faz parte de uma associação internacional de faculdades de Direito tem a oportunidade de conhecer novas reflexões jurídicas e trazê-las para o debate, e, assim, evoluir doutrinariamente nas questões mais importantes e atuais, principalmente no momento em que se discutem novas ideais e práticas jurídicas. A prática do Direito precisa ser modernizada com a implementação de novos modelos de solução de conflitos. Não podemos viver no velho formalismo que era o Direito Romano. Os tempos atuais exigem uma nova postura das faculdades no que diz respeito à produção do conhecimento jurídico", ressalta.

O Prof. Cândido Albuquerque presidirá a quarta sessão do Congresso, na manhã de 7 de outubro, quando serão realizadas palestras; entre elas, a do Prof. Hugo de Brito Segundo, sobre tributação das pequenas e médias empresas no Brasil. No mesmo dia, à tarde, será oficializada, em assembleia geral da AFDL, o ingresso da UFC na associação. Ainda de acordo com o Prof. Cândido, a Faculdade de Direito já entra na associação "contribuindo intelectualmente para o aprimoramento do pensamento jurídico e trazendo novos conhecimentos para difundir na nossa Escola".

ASSOCIAÇÃO – A Associação das Faculdades de Direito Latinas (AFDL) foi constituída em maio de 2011, em Sibiu (Romênia), por instituições da Espanha, Portugal, Romênia, França e Itália. Com sede em Valladolid (Espanha), a AFDL visa promover a cooperação de faculdades de países ou regiões de língua novilatina, com tradição jurídica comum, na investigação e ensino do Direito. Para isso, organiza regularmente congressos internacionais, publica revista eletrônica, estimula a participação conjunta de membros em projetos de investigação internacionais etc.

Fonte: Prof. Cândido Albuquerque, diretor da Faculdade de Direito da UFC – fones: 85 3366 7834 e 3366 7833