Procurar no portal

Especialistas reconhecem a importância de Raimundo Cela para a arte brasileira

Imagem: Visitante observa tela de Raimundo CelaAo apreciarem os desenhos, gravuras e pintura de Raimundo Cela, especialistas do universo das artes presentes na abertura da exposição no Museu Nacional de Belas Artes foram unânimes em reconhecer a qualidade e a importância da obra do mestre.

"Ele é um ótimo aquarelista e desenhista. E as pinturas são de bom nível também. Esse resgate é importante, para mostrar que o Ceará também teve artistas de peso", diz Joel Coelho, coordenador da coleção Roberto Marinho, citando também Antônio Bandeira como outro grande nome cearense.

Para o diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss, a exposição de Raimundo Cela contribui para ampliar a percepção e o conhecimento sobre o País. "Essas imagens nos ajudam a pensar o Brasil de um outro ponto de vista, diferente de Rio e São Paulo, e para não termos uma visão redutora do Nordeste, que tem várias faces." Citando o exemplo da jangada, ele diz que a histórica embarcação tem potencial para ser não apenas um símbolo local do Ceará, mas sim nacional. "É um artista espetacular. O trabalho dele é muito lindo. É uma pintura que merece ser mais valorizada pelo grande público", recomenda Knauss.

Veja outras imagens da exposição no Flickr da UFC

O presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, participou da abertura da exposição representando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que cedeu parte das obras que compõem a mostra. "O Cela é, talvez, o pintor mais querido do Ceará, ao lado do Antônio Bandeira. Ele pintou os arquétipos da gente cearense e pintou a luz do Ceará", disse Linhares, citando a claridade que Cela tão bem demonstrou em grande parte de sua produção. "Com essa exposição, Raimundo Cela se torna, definitivamente, um mestre brasileiro", concluiu.

A curadora da exposição, Denise Mattar, diz que um dos méritos de Cela foi deixar de representar o nordestino como o sertanejo miserável e faminto, para mostrar o trabalhador forte, imponente e decidido do litoral, em meio à luz intensa das praias cearenses e ao céu equatorial. As composições de Cela, na avaliação dela, são plenas de ritmo e emoção. "Elas reúnem a precisão do engenheiro à sensibilidade do artista, o épico ao cotidiano, a precisão do desenho à energia da cor."

Leia mais:
Destaques da exposição "Raimundo Cela, mestre brasileiro"
O reencontro histórico entre Raimundo Cela e o Museu Nacional de Belas Artes

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300