Nota à sociedade: Universidades, SBPC e CEE repudiam brutalidade policial

A comunidade universitária do Ceará e o Conselho Estadual de Educação (CEE) repudiam com veemência as agressões de que foram vítimas, nesse domingo, 2 de outubro, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, sua esposa e filha. A truculência dos policiais militares que os abordaram, em uma sessão eleitoral de Fortaleza, comprova o despreparo de alguns desses agentes para atuar com civilidade num contexto democrático, onde se respeite, no mínimo, a integridade física dos cidadãos.

O revoltante episódio, documentado e já amplamente divulgado nas mídias sociais, é mais um retrato da uma cultura da truculência que precisamos banir do nosso convívio. Daí externarmos, perante o Governador Camilo Santana, a expectativa de que os fatos ocorridos na tarde de domingo (2), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sejam rigorosamente apurados e resultem em punição exemplar para os culpados, a fim de que não se repitam, no Ceará, as manifestações de arrogância e brutalidade que tão costumeiramente têm marcado as intervenções dos agentes da lei e da ordem.

Fortaleza, 3 de outubro de 2016.

Prof. Henry de Holanda Campos – Reitor da UFC
Prof. Jackson Sampaio – Reitor da UECE
Prof. Fabiano Cavalcante – Reitor da UVA
Prof. Patrício Melo – Reitor da URCA