Memorial recebe doação de peças produzidas por alunos de Design Computacional

Imagem: As obras foram entregues ao Reitor Henry de Holanda Campos pelo Prof. Roberto César Vieira e pelos alunos Denise Moreira e Josias Nascimento (Foto: Viktor Braga/UFC)O Memorial da Universidade Federal do Ceará recebeu, na tarde desta segunda-feira (3), para que sejam incorporadas a seu acervo, duas peças produzidas pelos alunos da disciplina Design Computacional, do Curso de Design do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

As peças que retratam o Reitor Antônio Martins Filho e a fachada da Reitoria – produzidas a partir de fotografias – foram entregues ao Reitor Henry de Holanda Campos pelo Prof. Roberto César Vieira e pelos alunos Denise Moreira e Josias Nascimento.

A disciplina Design Computacional consiste na introdução à linguagem de programação e possíveis aplicações associadas à área de design, bem como o desenvolvimento de projetos envolvendo design de interação com a integração de ambientes computacionais de programação visual, construção de componentes eletrônicos e fabricação digital. Na primeira vez que foi ofertada, apenas seis alunos se inscreveram, relembra o Prof. Roberto Vieira, acrescentando que, neste ano, já são 19 os estudantes matriculados. Para Denise Moreira, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o desconhecimento  sobre o conteúdo da disciplina é um dos motivos pelo qual ainda são poucos os que buscam cursá-la, bem como a ideia de que "é difícil".

Veja outras imagens da doação das obras no Flickr da UFC

Josias Nascimento, do Curso de Design e integrante do projeto Design Computacional Como Meio de Expressão e Acessibilidade, assegura serem muitas as aplicações e destaca o trabalho que está sendo feito de fotografia táctil para que os cegos possam "ver" uma foto e os videntes tenham a oportunidade de apreciá-la como uma escultura. Para um futuro próximo, a ferramenta poderá ser utilizada na educação musical e jogos para deficientes visuais e cegos.

O Prof. Roberto Vieira esteve recentemente na Universidade de Campinas (Unicamp), em um encontro Brasil-Alemanha que reuniu diversas universidades que pesquisam sobre Design Computacional – entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – e assegura que a UFC está no mesmo nível das congêneres e, em alguns casos, até mais avançada. E cita como exemplo a Oficina de Design, que possui equipamentos que outras instituições ainda não dispõem e que é aberta para estudantes de outros cursos.

Fonte: Prof. Roberto César Vieira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fones: 85 3366 7490 / 3366 7492