Cursos sobre ressonância magnética nuclear recebem inscrições até 15 de outubro

Imagem: Logomarca do cursoCom inscrições abertas até 15 de outubro, será promovida, de 21 a 25 de novembro, a 1ª Escola de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Nordeste. Gratuita e aberta ao público, a formação acontecerá no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (DQOI) da Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Planalto Pici.

A palestra de abertura, com o tema "RMN e fitoquímica: uma interdisciplinaridade de sucesso", será ministrada pelo coordenador do evento, Prof. Edilberto Rocha Silveira.

Interessados devem se inscrever através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A 1ª Escola de Ressonância Magnética Nuclear do Nordeste oferecerá dois cursos com 60 vagas cada um: Introdução e Princípios Básicos em RMN no Estado Líquido, com duração de 24 horas, e Aplicações em RMN, com carga horária de 16 horas. Não há pré-requisito para inscrição no primeiro curso, que será realizado de 21 a 23 de novembro. Programado para os dias 24 e 25 do mesmo mês, o segundo, no entanto, exige a primeira formação ou equivalente como condição.

"Quem já fez algum curso da Associação dos Usuários da Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) deve enviar o certificado de participação. Os estudantes de graduação e pós-graduação podem comprovar com o histórico escolar. Os candidatos à inscrição que fizeram outros cursos de RMN devem comprovar também com certificado", explica a Profª Nilce Brasil, do DQOI.

São objetivos do evento divulgar a RMN aplicada a diferentes áreas de conhecimentos, incentivar a geração de conhecimentos na área, estimular a formação de parcerias e projetos de cooperação interinstitucionais entre os envolvidos nos cursos e motivar a participação dos alunos da graduação no engajamento em cursos de pós-graduação na área de RMN.

Além do Prof. Edilberto Rocha Silveira, responsável pelo Centro Nordestino de Aplicação e Uso da Ressonância Magnética Nuclear (Cenauremn), ligado ao DQOI/UFC, os cursos têm equipe formada pelos professores Daniel Esdras de Andrade Uchôa e Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil, do mesmo departamento, e pelos pesquisadores da Embrapa Elenilson de Godoy Alves Filho, Kirley Marques Canuto e Lorena Mara Alexandre e Silva.

Fonte: Prof. Edilberto Rocha Silveira, do Cenauremn – fone: 85 3366 9971