Prêmio Nobel de Física já visitou a UFC e assina trabalho com pesquisador da Instituição

Imagem: O Prof. John Michael KosterlitzO Prof. John Michael Kosterlitz, agraciado terça-feira (4) com o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos em transições de fase topológicas e fases topológicas da matéria, visitou o Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará em 2006 e já colaborou com o Prof. Raimundo Nogueira Costa Filho, Diretor do Centro de Ciências, com quem trabalhou na Brown University (EUA) em 2001, em problemas de física estatística.

Os dois pesquisadores assinam, juntamente com o Prof. Enzo Granato, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o trabalho "Pattern selection in a phase field model for directional solidification".

Destaca o Prof. Raimundo Costa Filho os trabalhos de Kosterlitz realizados em 1972 e 1973, quando usou métodos matemáticos avançados para estudar fases não usuais, ou estados não usuais da matéria, tais como supercondutores, superfluidos, ou filmes finos magnéticos. "Graças a seu trabalho pioneiro, existe toda uma busca por novos estados exóticos da matéria com possíveis aplicações em ciência dos materiais e eletrônica". Também foram agraciados com o Prêmio Nobel os físicos David J. Thouless, F. Duncan e M. Haldane.

SEMINÁRIO – O Centro de Ciências da UFC, por entender oportuno, promoverá seminários nas quintas-feiras de outubro, a partir do dia 13, às 16h, para apresentar os grandes avanços científicos e as contribuições dos prêmios Nobel de Física e Química de 2016. Os eventos serão abertos a toda comunidade acadêmica.

A primeira conferência será realizada no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, com o tema "Topologia: da Matemática às transições de fase", ministrada pelos professores Raimundo Nogueira Costa Filho, do Departamento de Física, e Jorge Lira, do Departamento de Matemática. "O objetivo é promover uma exposição com o mínimo de jargão científico sobre o avanço que resultou no Prêmio Nobel de Física", ressalta o Prof. Jorge Lira.

Fontes: Prof. Raimundo Nogueira Costa Filho, Diretor do Centro de Ciências – fone: 85 3366 9786 / Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, do Departamento de Matemática – fone: 85 3366 9943