Liga Acadêmica do Curso de Medicina recebe prêmio no Congresso Brasileiro de Nefrologia

Imagem: Membros da Liga de Nefrologia e do Nupen, projetos de extensão do Curso de Medicina (Foto: Divulgação) A Liga Acadêmica de Nefrologia e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nefrologia (Nupen), projetos de extensão do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, obtiveram a primeira colocação no Prêmio Ligas sem Fronteiras, concedido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no último dia 17, em Maceió (AL), durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Nefrologia.

"Seguindo o foco da campanha do Dia Mundial do Rim deste ano – A prevenção da doença renal começa na infância –, vimos a necessidade de atuar na detecção precoce desses fatores de risco. Apesar de raras nas crianças, uma HAS (hipertensão arterial sistêmica) detectada precocemente, por exemplo, pode facilitar o diagnóstico de uma possível DRC (doença renal crônica) na infância, no intuito de prevenir e/ou detectar o desenvolvimento da doença e de conscientizar pais e crianças sobre a importância de se ter hábitos de vida saudáveis", comenta o estudante Victor Rolim, aluno 6º semestre de Medicina e presidente da Liga de Nefrologia.

Intitulado "Avaliação de fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica em escolares de Fortaleza (CE)", o trabalho vencedor foi reconhecido pelos benefícios e impactos positivos identificados na orientação para a saúde e melhoria da qualidade de vida das crianças e na conscientização dos pais.

A LIGA – A Liga Acadêmica de Nefrologia foi fundada em 2003, enquanto a Liga de Prevenção da Doença Renal Crônica surgiu em 2009. As duas são coordenadas pela Profª Elizabeth Daher, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da UFC. As ligas têm como principal objetivo promover o desenvolvimento de estudos científicos em Nefrologia, dando ênfase à prevenção da doença renal crônica em unidades de atenção primária da rede municipal de saúde de Fortaleza e do Interior, visando esclarecer a população acerca das doenças renais mais prevalentes, abordando aspectos relativos à prevenção e ao tratamento.

Fonte: Profª Elizabeth Daher, da Faculdade de Medicina da UFC – fones: 85 3366 8001 e 3366 8003