Reuniões orientam estudantes sobre o Enade 2016

Imagem: Logomarca do EnadeA Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) da Pró-Reitoria de Graduação realiza, durante o mês de outubro, uma série de reuniões com o propósito de informar aos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da importância da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Nos encontros são esclarecidas questões referentes aos objetivos, à forma de participação dos estudantes e ao sistema de avaliação ao qual o Enade está vinculado.

Também são apresentados os resultados de edições passadas do Enade a fim de avaliar a progressão de notas em cada curso da UFC. Assim, os alunos podem perceber a influência das notas individuais, bem como das ausências, na nota geral do curso. Segundo a Profª Socorro Sousa, responsável pela Copav, essas reuniões são importantes para que a Universidade crie uma cultura de avaliação.

As reuniões têm como público-alvo os alunos concluintes dos cursos de graduação que serão avaliados pelo Enade 2016. Entretanto, ingressantes também são convidados a participar. Na edição de 2016, o Enade avaliará 11 cursos da UFC, em Fortaleza e Sobral. Serão avaliados os bacharelados em Agronomia, Educação Física (diurno e noturno), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina (dos campi de Fortaleza e Sobral), Odontologia (dos campi de Fortaleza e Sobral) e Zootecnia.

CRONOGRAMA – As próximas reuniões serão nesta sexta-feira (14) com os alunos de Medicina, às 12h30min, na sala F dos anexos da Biblioteca de Ciências da Saúde e com os estudantes de Enfermagem, no auditório do Departamento, às 14h30min. Confira o cronograma com todas as reuniões do Enade 2016 na UFC.

A Copav convida também os professores a participarem desses encontros, para que sejam mais um agente no processo de esclarecimento sobre o Enade dentro da sala de aula. Os estudantes podem solicitar às coordenações dos cursos que considerem a participação nas reuniões do Enade 2016 como atividade complementar.

As provas do Enade 2016 serão realizadas no dia 20 de novembro, às 12h (horário de Fortaleza). Os estudantes terão quatro horas para responder 40 questões. Dessas, 10 serão de formação geral (duas discursivas e oito de múltipla escolha) e 30 de conhecimentos específicos (três discursivas e 27 de múltipla escolha). O local de prova será conhecido após o preenchimento do Questionário do Estudante, a ser disponibilizado em 20 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Prograd/UFC – fone: 85 3366 9020