Empossados, nesta sexta-feira (14), 13 servidores para os campi de Fortaleza e Sobral

Imagem: Thyago Moreira de Queiroz recebe termo de posse do Reitor da UFC"Sejam bem-vindos à melhor Universidade do Nordeste e à 10ª melhor do País, segundo ranking recentemente divulgado pela Folha de S. Paulo. Portanto, vocês estão ingressando numa casa da qual têm muito do que se orgulhar", afirmou o Reitor Henry de Holanda Campos na solenidade de posse de 13 novos servidores, realizada na tarde desta sexta-feira (14), na Reitoria.

A Profª Cláudia Buhamra, Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, também deu as boas-vindas aos novos colaboradores e afirmou que a UFC os recebia de coração aberto e com alegria, "a mesma alegria que vocês, suas famílias e seus amigos estão sentindo". Observou, ainda, que eles devem lembrar que não são servidores públicos, mas "servidores do público" e que prestarão serviço "ao público", para nunca esquecerem de prestar um serviço de excelência.

Em nome dos empossados fez a leitura do termo de compromisso Thyago Moreira de Queiroz, que será lotado, como docente, no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina. Em seguida, o termo de posse foi lido pela Chefe do Cerimonial da UFC, Cláudia Albuquerque, a qual procedeu à chamada dos empossados  (por ordem alfabética), que receberam o documento das mãos do Reitor Henry Campos.

Veja outras imagens da posse de novos servidores no Flickr da UFC

DESAFIADOR – Uma visão do que é a UFC foi dada pelo Reitor Henry Campos. Ele falou do crescimento da Instituição nos últimos 12 anos, "quando dobramos de tamanho"; apresentou números, como os 114 cursos de graduação, mesma quantidade de cursos de pós-graduação. Falou da interiorização da Universidade, que tem campi em Sobral, Quixadá, Russas e Crateús; citou a Universidade Federal do Cariri (que teve origem como campus da UFC) e informou que, por meio do ensino a distância, "estamos nos 184 municípios cearenses".

O Reitor Henry Campos ressaltou que a missão da UFC é servir, "em primeiro lugar ao estudante, nosso principal cliente", mas lembrou as outras áreas de atuação,  como pesquisa e extensão (que tem cerca de 800 projetos em atividade).

Discorreu, também, sobre a democratização das universidades públicas, as quais por longo tempo só eram frequentadas pela elite, com condições de pagar caros cursos preparatórios. Hoje, a UFC tem cerca de 50% dos alunos oriundos da escola pública. "E, ao contrário do que se pensava, não houve perda de qualidade", garantiu o Prof. Henry Campos.

Na ocasião, o Reitor admitiu que o País passa por um momento especial, quando as universidades sofrem cortes de gastos, mas reconheceu que é um momento desafiador que deve servir de estímulo à criatividade para aprendermos com a crise. Referindo-se à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241, disse que, se aprovada, terá impacto forte sobre as universidades, pois irá retirar direitos adquiridos, direitos históricos. Lamentou e pediu para todos "ficarem vigilantes e não indiferentes à situação".

O Prof. Henry Campos ainda desejou êxito às carreiras e ao desenvolvimento do trabalho de cada um e que, como ele, os novos servidores se sintam diariamente motivados a vir para a Universidade.

EMPOSSADOSConfira a lista dos empossados na tarde desta sexta-feira (14).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938