Abertas inscrições para VII Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade

Imagem: Cartaz do seminárioEstão abertas as inscrições para a sétima edição do Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, que ocorre de 7 a 9 de dezembro, no Centro de Humanidades, no Campus do Benfica. O evento é promovido pelo grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará, coordenado pelo Profª Kelma Matos.

Segundo os organizadores, o objetivo é aprofundar a reflexão sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização por meio de práticas voltadas para as áreas da educação, e do aprender em sentido mais amplo.

Um dos destaques da edição deste ano é a presença da escritora e conferencista Lia Diskin, com atuação destacada no campo dos direitos humanos e cultura de paz e que criou vários programas socioeducativos no Brasil e no exterior. Diskin é também coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, parceria da Associação Palas Athena com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No seminário, Diskin apresentará uma reflexão que leva o nome de um de seus livros: Vamos Ubuntar – um convite para cultivar a paz. "Será uma alegria poder falar de ubuntu – conceito-chave para democratizar relações, sejam interpessoais ou institucionais", afirmou Lia ao confirmar sua participação no seminário.

A programação do seminário incluirá duas mesas inéditas: uma sobre o papel das juventudes na ocupação de escolas e outra sobre experiências exitosas de cultura de paz em algumas escolas cearenses. O intuito é valorizar a escuta de experiências e pesquisas que podem ampliar percepções sobre fenômenos contemporâneos. Veja a programação completa.

INSCRIÇÕES – As inscrições estão abertas até 31 de outubro e devem ser feitas através de formulário eletrônico. O valor da inscrição é uma lata de leite em pó destinado a instituições filantrópicas de apoio a crianças e jovens. O leite deverá ser entregue no dia do credenciamento, na palestra de abertura. Os certificados compõem a carga horária de 30 horas e serão entregues no último dia do evento àqueles que tiverem presença de 75% da programação. Outras informações no site do Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes.

Fonte: Elizângela Lima, da comissão organizadora – fone: 85 98887 1699