Tese de professora da FEAAC sobre cuidado com idosos é destaque no Prêmio Capes 2016

A Profª Alane Siqueira Rocha, do Curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Ceará, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 pelo trabalho intitulado "Custos com benefícios para o financiamento de cuidados de longa duração para idosos com dependência: estimativas e projeções para o Brasil".

A tese foi desenvolvida sob orientação do Prof. Cássio Maldonato Turra, do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defendida em 2015 na mesma instituição.

Dependência funcional do idoso é o estado em que o indivíduo requer auxílio de outra pessoa, durante longo período, para a realização de atividades da vida diária, como tomar banho, se alimentar e se deslocar dentro de casa. Considerando que a redução da mortalidade no Brasil tem permitido aos indivíduos alcançarem idades cada vez mais avançadas, nas quais há maior risco de dependência, a tese busca compreender os custos dessa dependência para as famílias e a sociedade.

O objetivo principal do trabalho foi estimar os custos, por sexo e idade, da implementação de uma cobertura de benefícios em dinheiro, destinada ao financiamento de cuidadores para a prestação de serviços a idosos em situação de dependência, por meio de política pública e do mercado de seguros privados.

Fonte: Diretoria da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.