Reitor da UFC representa instituições de ensino superior na 26ª Conferência Anprotec

Imagem: O Reitor Henry Campos mostrou dados que apontam a UFC como uma das melhores do País (Foto: Chico Gomes)Foi instalada na noite dessa segunda-feira (17), no Centro de Eventos do Ceará, a 26ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, um dos maiores eventos do mundo dedicados ao tema.

Representando todas as instituições de ensino superior do Estado, o Prof. Henry Campos, Reitor da Universidade Federal do Ceará, assegurou que "a comunidade acadêmica está pronta para contribuir no surgimento de novos parques tecnológicos e incubadoras de empresas" – apresentando dados que apontam a UFC entre as melhores universidades do País.

Disse o Reitor ter certeza de que o "encontro que hoje está sendo aberto realizará suas finalidades precípuas" e que a Conferência será, "sobretudo, uma grande confraternização de inteligências, de pessoas que querem para o País um crescimento fundado no conhecimento, nas parcerias, no intercâmbio de ideias e, também, na exploração responsável dos recursos naturais e numa justa partilha das riquezas nacionais".

Complementou que "neste espaço se abrirão novas portas para dinamizar a participação de nosso Estado no esforço nacional para atingirmos um estágio de desenvolvimento social e econômicos condizente com as potencialidades do País".

TEMA – A Anprotec escolheu como tema da edição deste ano, que prossegue até quinta-feira (20), "Novos mecanismos e espaços de geração de empreendimentos inovadores" por ser, conforme disse Jorge Luis Nicolas Audy, presidente da entidade, "um tema da atualidade, presente nas discussões em todo o mundo".

Ele se disse feliz com o número de participantes do evento, em torno de 650 pessoas de todo o Brasil. Lembrou o início da caminhada, referindo-se ao primeiro encontro, chamado de seminário, realizado no Rio de Janeiro em 1987.

Técia Vieira Carvalho, presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará, primeira a se pronunciar, centrou sua fala em agradecimentos a todos que apoiaram a realização da Conferência, entidades públicas e privadas, dentre as quais o Sebrae, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Governo do Ceará (por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Prefeitura de Fortaleza, Federação das Indústrias do Ceará, Instituto Euvaldo Lodi.

O presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), o espanhol Josep Piqué, aprofundará o tema de parques tecnológicos durante conferência que faz parte da programação do evento.

O IASP, uma ONG que tem status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, é a rede mundial de parques de ciência e áreas de inovação, que reúne profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico global através da inovação, do empreendedorismo e da transferência de conhecimento e tecnologia.

O secretário Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, foi o último a se pronunciar e destacou a vocação empreendedora do Ceará. A abertura da 26ª Conferência Anprotec foi encerrada com apresentação da dupla Italo e Renno e do Maracatu Nação Baobah.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938