Reitor conclama novos mestres em Saúde da Família a tornarem-se defensores do SUS

Imagem: Um total de 21 mestres foi formado na segunda turma do MPSF (Foto: Viktor Braga/UFC)Solenidade realizada às 18h da última quarta-feira (19), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, marcou o encerramento da segunda turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), que formou 21 mestres. O Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor da UFC, após parabenizar todos, conclamou-os a continuar na luta para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se "defensores do sistema".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

O Diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Fernando Ferreira Carneiro, no mesmo tom, pediu que os novos mestres "sejam guerreiras e guerreiros, que continuem levantando a bandeira do SUS, acreditando que é um instrumento na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro".

Em nome dos recém-titulados, discursou Risolinda Rodolfo de Sá Batista, que falou da responsabilidade, desde quando escolheram disputar vaga no Mestrado Profissional em Saúde da Família, "em aprender e construir conhecimento em uma das universidades públicas do Ceará que tem alcançado, seguidas vezes, avaliações de destaque na excelência e na qualidade de seus serviços".

Ela afirmou que, na trajetória do curso, "aprendemos o valor do fazer coletivo em seminários, aulas, visitas institucionais e grupos tutoriais". Garantiu que se tornaram melhores profissionais e seres humanos. "Melhores por termos aprendido a interagir e ver as situações na comunidade por vários ângulos, promovendo a saúde e levando ao empoderamento da sociedade e de nós mesmos".

Imagem: Ousadia foi a palavra que a Profª Fabiana do Amaral Gubert usou para definir o que é o Mestrado Profissional em Saúde da Família (Foto: Viktor Braga/UFC)Ousadia foi a palavra que a Profª Fabiana do Amaral Gubert usou para definir o que é o Mestrado Profissional em Saúde da Família, "por ser o primeiro de caráter profissional no Nordeste, pensado e articulado por uma rede de instituições em parceria com a Fiocruz e outras oito universidades públicas federais e estaduais que participam da Rede Nordeste em Saúde da Família (Renasf)".

Falando em nome do corpo docente, a Profª Fabiana Gubert afirmou que, além da ousadia, poderia acrescentar outras palavras para definir o esforço de cada um ao longo dos últimos 24 meses: determinação, criatividade, cuidado, amizade e compromisso.

"Não é fácil articular trabalho e formação acadêmica e ainda vivenciar metodologias de ensino que privilegiam a aprendizagem ativa e colaborativa por meio de leituras de textos, tarefas comunitárias, fóruns, júri simulado".

Também se referiu à superação a mestre Risolinda Batista, observando que "alguns de nós, cada um a seu momento, pensou em abandonar o curso. Eram muitos prazos, tarefas e compromissos", relembrou. Assegura, porém, que todos têm a consciência de que fizeram o máximo nos estudos, "pois tínhamos um compromisso firmado com a Universidade e com as pessoas de que cuidamos. Saímos como mestres em Saúde da Família, cientes que faremos a diferença em nossas profissões".

As dissertações dos 21 alunos do mestrado, entre outros temas, trataram de saúde bucal articulada com a puericultura, com pessoas com deficiência e com o programa saúde na escola; na área de saúde da mulher, terapias alternativas como fitoterapia e o reiki; saúde mental e estudos com doenças negligenciadas como a tuberculose.

"Trabalhos de significativa relevância para a saúde da população e para a gestão dos municípios cearenses também foram produzidos", disse a Profª Fabiana Gubert, assegurando que "se fôssemos gestores, certamente iríamos querer profissionais como vocês em nossos municípios".

HISTÓRICO – O Mestrado Profissional em Saúde da Família foi aprovado em novembro de 2010 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes). A proposta do curso entende os serviços de saúde como locais de produção do conhecimento e propõe o fomento do conhecimento metodológico, o desenvolvimento do potencial analítico e da capacidade de reflexão crítica dos profissionais da estratégia Saúde da Família, relacionados com a mudança do modelo assistencial para plena implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compuseram a mesa da solenidade, além do Reitor Henry de Holanda Campos e do Diretor da Fiocruz no Ceará, Fernando Ferreira, a Profª Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira, Coordenadora Geral do MPSF, e a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do MPSF, Profª Neiva Francinele Cunha Vieira.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938