Prof. Henry Campos abre atividades do II Seminário sobre Planejamento da UFC

Imagem: Foto do Reitor Henry Campos falando no púlpitoCom programação aberta pelo Quarteto 4 em Foco, grupo de sopro da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará, teve início, na manhã da última quinta-feira (20), o II Seminário sobre Planejamento da UFC 2017/2018, reunindo membros da administração superior e acadêmica da Instituição.

Promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento, o evento contou com a presença do Reitor Henry de Holanda Campos, que classificou o momento como único para a Universidade. Em "tempos sombrios, falar sobre instituições federais de ensino superior é falar de incertezas", disse o Reitor, defendendo a proposta de "convocação, convite e apelo para trabalharmos juntos".

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

Tomando a apresentação do Quarteto 4 em Foco como exemplo, o Prof. Henry Campos enfatizou a busca de uma "renovação permanente e da construção coletiva" para o planejamento da UFC. "Acho que temos uma oportunidade única de olhar nossos orçamentos, nossos recursos, estabelecer nossas prioridades e tentar fazer com que as decisões sejam as mais compartilhadas possíveis", finalizou.

Imagem: O Vice-Reitor Custódio Almeida compartilhou a experiência do comitê de planejamento, instituído em 31 de julho de 2015 (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor, também presente ao seminário, afirmou que "uma das ações mais importantes que poderíamos construir numa gestão seria um planejamento participativo". Na ocasião, ele compartilhou a experiência do comitê de planejamento, instituído em 31 de julho de 2015, e destacou como maior aprendizado do grupo a percepção da interdependência entre os diversos setores da Universidade, indicando como necessárias as "tensões e disputas" surgidas no processo.

O Prof. Custódio Almeida apontou como uma das tarefas para o comitê, em 2017, o lançamento das bases para o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que vai vigorar a partir de 2018.

ATIVIDADES  Ainda pela manhã, foram apresentados dois cases de melhores práticas. A partir de 13h30min, serão conhecidos os resultados das comissões que fizeram estudos sobre os contratos da UFC. Às 16h, serão elaborados os planos de trabalho de 2017, além do levantamento de demandas para 2018 e 2019 e preparação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2028. Ao final, às 17h, haverá o lançamento do Manual do Plano de Realinhamento Estratégico da UFC 2016.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento da UFC – fone: 85 3366 7418