Reitor participa de encontro do Grupo Coimbra na Itália e assina convênios em Portugal

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Henry CamposO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, viajou, no dia 21, em missão oficial para a Itália e Portugal. Na Itália, ele participa da IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do VIII Seminário Internacional e do I Encontro de Reitores Brasil-Itália. Em Portugal, assina convênio com as universidades de Aveiro e de Lisboa.

Nesse período, o Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, assume o exercício da Reitoria. O Reitor retorna à UFC no próximo dia 7. A primeira semana da missão é toda dedicada às atividades do Grupo Coimbra, uma associação de dirigentes universitários brasileiros, criada em 2008, que reúne representantes de 72 instituições de ensino superior.

AGENDA DO GRUPO COIMBRA – Terça, quinta e sexta-feira (25, 27 e 28) são destinadas ao Encontro de Reitores Brasil e Itália. Eles irão discutir assuntos como mobilidade acadêmica, redes de pesquisa e inovação, parceria universidade-empresa, internacionalização, políticas de inclusão social, cooperação para o desenvolvimento e acordos bilaterais.

Participam do evento algumas das mais importantes universidades italianas, como a Politecnica delle Marche, Politecnica di Torino, Roma la Sapienza, Torino e Gênova.

Na quarta-feira (26), os reitores brasileiros participam de debates com representantes acadêmicos da Suécia, França, Suíça, Turquia, Hungria, Portugal, Moçambique, Sudão, México e Equador. Na pauta, assuntos como pesquisas de alto impacto, políticas de idioma e internacionalização em cenários de crise.

CONVÊNIOS EM PORTUGAL – Na semana seguinte, o Reitor assina convênios gerais com a Universidade de Aveiro e a de Lisboa. Esses convênios garantem a base jurídica para estabelecer parcerias específicas e fortalecer processos de intercâmbio e mobilidade acadêmica, tanto na graduação como na pós-graduação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331