Acervo de Chabloz, do MAUC, tem relevância para a Memória reconhecida pela UNESCO

O acervo de Jean-Pierre Chabloz referente à Batalha daImagem: Cartaz pertencente ao acervo de Chabloz, do MAUC, referente à Batalha da Borracha (Imagem: Acervo MAUC/UFC) Borracha, pertencente ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), foi selecionado pelo Comitê MoWBrasil para integrar o Registro Nacional do Brasil no programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com isso, o MAUC se junta ao Arquivo Público do Ceará como únicas instituições do Estado a ganharem esse reconhecimento, que atesta a relevância do acervo para a Memória do Mundo.

O MoWBrasil tomou a decisão durante reuniões realizadas nos dias 19 e 20 deste mês, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Para o diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar Barbosa Costa, "a decisão é motivo de grande alegria para o Museu, por poder ver o acervo de Chabloz alcançando patamares e horizontes cada vez mais altos e longínquos".

O Reitor em exercício da UFC, Prof. Custódio Almeida, também comemorou a condecoração, afirmando que, com ela, o MAUC demonstra sua importância, e passa a fazer parte de um roteiro de visitas a acervos relevantes nacionalmente.

Doado em 1984 ao MAUC pela família de Jean-Pierre Chabloz, por meio de sua filha, o acervo reúne o que foi produzido pelo artista para o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA), bem como o que ele reuniu no período, como fotografias e cartas.

Lembra o diretor do MAUC que Chabloz era um memorialista por natureza e registrava tudo o que considerava relevante – o acervo também contém detalhes sobre como eram feitos seus cartazes, onde adquiria material para confeccioná-los, técnicas usadas, dentre outros.

Imagem: Cartaz de propaganda para recrutamento de "soldados da borracha" (Imagem: Acervo do MAUC/UFC)Jean-Pierre Chabloz nasceu na Suíça e lá se casou com uma brasileira. Em 1940, fugindo da II Guerra Mundial na Europa, veio para o Brasil e ficou entre São Paulo e Rio de Janeiro até 1942, quando se mudou para o Ceará. Começou a trabalhar no SEMTA como propagandista, responsável por produzir as peças que facilitariam o recrutamento dos chamados "soldados da borracha".

Ressalta o Prof. Pedro Eymar que o acervo de Chabloz é alvo de pesquisa pela importância que tem para a História internacional, pois registra o estado de guerra; para o Brasil, porque é a época do Estado Novo; e para o Ceará, por retratar um dos movimentos de imigração, tão presentes em nossa história.

SELECIONADOS – Um total de 42 candidaturas foi apresentado ao Comitê MoWBrasil atendendo à convocação do edital de 2016, e apenas oito foram selecionadas. A validação das nominações se dará por portaria no Ministro da Cultura, a ser publicada em Diário Oficial da União.

Os representantes das instituições custodiadoras dos acervos receberão certificado de inscrição no Registro Nacional do Brasil no programa Memória do Mundo em cerimônia programada para 6 de dezembro, na qual estarão presentes os membros do Comitê – dentre os quais, o cearense Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Ceará e um dos que estiveram à frente da conquista do título concedido ao MAUC –, além dos representantes das instituições contempladas e da UNESCO.

SERVIÇO: Museu de Arte da UFC
Endereço: Av. da Universidade, 2854, Benfica
Fones: 85 3366 7481 / 3366 7482
Visitas: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h