HUWC alerta para a saúde do homem na campanha Novembro Azul

Imagem: Aparelho reprodutor masculino (Imagem: Reprodução da Internet)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), escolheu "Novembro Azul: um alerta do HUWC para a saúde do homem" como tema para a campanha de 2016 de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças com maior incidência entre pacientes do sexo masculino.

A programação prevê, além da iluminação em azul da fachada do prédio administrativo do HUWC durante todo o mês de novembro, ações de conscientização para pacientes, colaboradores e população em geral em parceria com a seção Ceará da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-CE).

No dia 12 de novembro, estudantes, residentes e demais profissionais de saúde do HUWC participam de um treino organizado pela SBU-CE. Participantes de assessorias esportivas de toda a cidade estão convidados a "pintar de azul" o Aterro da Praia de Iracema, próximo ao Ideal Clube. A concentração será às 5h30min, seguindo com atividades esportivas e de orientação com foco na saúde do homem até as 9h. A Sociedade pede que os participantes dessa ação estejam vestidos de camisa azul.

Já de 8h às 12h do dia 18 de novembro, alunos e residentes do Serviço de Urologia do HUWC, sob a orientação de médicos e professores do Serviço, entre eles Rommel Regadas, vão distribuir material informativo e dar orientações a pacientes e colaboradores do Complexo Hospitalar da UFC sobre saúde do homem. A equipe vai se dividir em dois pontos de apoio: um no hall da Ouvidoria do HUWC e outro no térreo das Ilhas de Ambulatórios.

Na manhã do dia 19 de novembro, estudantes, residentes e profissionais em Urologia e Oncologia do Hospital Universitário e de outras instituições participam do III Simpósio de Câncer Urológico, no Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema), realizado pela SBU-CE. Informações sobre inscrições pelo número (85) 3264-9297.

NEGLIGÊNCIA COM A SAÚDE – Levantamento feito pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) aponta que 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. "Ou seja, não comunicam aos médicos e perdem tempo para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura", avalia Leocácio Barroso, chefe do Ambulatório de Andrologia e Pré-transplante Renal e preceptor da Residência Médica de Urologia do HUWC. O levantamento foi realizado com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda, Estados Unidos, Japão, Cingapura e Taiwan).

Imagem: Aparelho Reprodutor MasculinoNo Brasil, pesquisa realizada pelo Datafolha com 1.061 homens com idades entre 40 e 70 anos, de 10 capitais brasileiras, incluindo Fortaleza, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. "A detecção precoce é fundamental para o tratamento, visto que, nessa fase, 90% dos casos são curáveis", estima Leocácio Barroso.

MUDANÇAS NO EXAME DE TOQUE RETAL – Na fase inicial do câncer de próstata, não há sintomas, por isso a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. A SBU, inclusive, inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

MOVIMENTO – Campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, a Novembro Azul alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças comuns à população masculina. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Segundo o Prof. Ricardo Reges, urologista do HUWC e docente da Faculdade de Medicina da UFC, além do câncer de próstata, que pode ser curado quando diagnosticado no seu início, outras duas neoplasias malignas urológicas podem ser absolutamente preveníveis: o câncer de pênis, ainda presente e que pode ser evitado com medidas simples de higiene, como um bom banho diário; e o câncer de bexiga, que tem como medida preventiva o ato de parar de fumar.

Confira perguntas e respostas sobre o câncer de próstata no site do HUWC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.