Biblioteca Central do Pici muda de nome e presta homenagem ao Prof. Abreu Matos

Imagem: Foto do Prof. Abreu MatosA Biblioteca de Ciências e Tecnologia, situada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, presta uma homenagem a um dos maiores pesquisadores em plantas medicinais do Brasil: de acordo com a Resolução nº 36, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), a unidade agora se chama Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP).

Segundo a Direção da Biblioteca, a sugestão do nome do Prof. Matos levou em consideração "seus relevantes serviços prestados à Universidade e à sociedade". Ainda de acordo com a equipe, a BCCP realizou uma ampliação das áreas do conhecimento atendidas aos públicos de graduação e pós-graduação, que passa a contemplar os cursos do Instituto de Cultura e Arte da UFC (Cinema e Audiovisual, Dança, Design-Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro).

Além desses, a Biblioteca atende aos cursos do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias, Centro de Tecnologia, Instituto de Educação Física e Esportes e Instituto UFC Virtual.

PROF. ABREU MATOS – Doutor em Farmacognosia, o Prof. Abreu Matos dedicou 37 anos de sua vida às atividades de docência e pesquisa na Universidade Federal do Ceará. Durante décadas, desbravou territórios do Nordeste na companhia do botânico Afrânio Fernandes, com quem identificou e catalogou centenas de espécies de plantas nativas. Criou o projeto Farmácias Vivas em 1983, que incentiva a instalação de hortas nas comunidades e dá orientação sobre o uso correto das plantas medicinais brasileiras. Mesmo aposentado, Abreu Matos continuou trabalhando nesse projeto até sua morte. Na data de seu nascimento, 22 de maio, foi instituído o Dia da Planta Medicinal.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 3366 9507