Empossados 32 novos servidores para campi da UFC na Capital e Interior

Imagem: Novos servidores lendo a documentação, em pé, durante a cerimônica de posse (Foto: Viktor Braga)Foi realizada na terça-feira (8), na sala dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Ceará, a cerimônia de posse de 32 servidores, entre docentes e técnico-administrativos. A solenidade foi conduzida pelo Reitor, Prof. Henry Campos, e contou com a presença do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, além de representantes de unidades acadêmicas da Instituição.

A defesa do ensino público superior e a sua importância para a sociedade foram a tônica das falas da solenidade. Em seu discurso, o Reitor Henry Campos avaliou o momento como de “grande apreensão” e afirmou que a luta em defesa da universidade pública é permanente e deve ser feita de modo contínuo.

“É importante reconhecer esse mérito de crescimento que a educação superior teve nos dois últimos governos. A nossa universidade, hoje, é mais democrática, onde a gente tem, na mesma sala, o filho do operário e o filho do abastado. Essa é a missão da Universidade pública, pois só a educação pode nos tirar da profunda situação de injustiça social na qual vivemos. O trabalho dos servidores é igualmente importante para que possamos continuar nessa missão, por isso enfatizo o compromisso que vocês assumem hoje, que é de servir à sociedade”, ressaltou o Reitor.

Em seu discurso, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Serafim Ferraz, também destacou a relevância da atuação de cada um dos recém-empossados para o fortalecimento da universidade pública: “Vocês representam não apenas a renovação, como também a diversidade e a ampliação que a UFC teve nos últimos anos. Hoje somos a sexta universidade do País. A entrada de novos servidores é bastante simbólica para a UFC e para nós da Progep, para que possamos aderir a um movimento pela educação nacional e em defesa do sistema público de ensino. É uma escolha de vida trabalhar em uma universidade brasileira, e espero que vocês possam trabalhar nessa consolidação”, conclamou.

RETORNO A CASA – Toda cerimônia de posse é envolta por emoções: a alegria da conquista, a ansiedade pelo início de uma nova fase, a curiosidade para a descoberta de um novo mundo que se delineia. Para Clara Silveira, empossada como assistente social no Campus de Quixadá, e Wanderson Araújo, que atuará como bibliotecário documentalista em Fortaleza, a sensação é de sentir-se novamente em casa. Cearenses, Clara e Wanderson retornam de experiências profissionais em outros estados, para agora, empossados na UFC, ficarem mais pertinho das suas famílias. “Já atuei no serviço público, na Federal do Mato Grosso. Agora estar de volta aqui ao Ceará, para a UFC, é uma grande alegria. A família está em festa”, disse Clara. “Sou formado aqui pela UFC e atuei como professor na Universidade Federal de Rondônia. Estar de volta à Universidade e ao Ceará é uma dupla conquista e uma grande satisfação. Estamos muito contentes”, afirmou Wanderson.

EMPOSSADOS - Confira a lista de empossados na tarde desta terça-feira (8).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 3366 7331 e 3366 7938