Prof. Josué Mendes Filho receberá título de Professor Emérito da UFC

Imagem: Foto do Prof. Josué Mendes FilhoEm solenidade que será realizada dia 23, às 19h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), o Prof. Josué Mendes Filho, do Departamento de Física, receberá o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará. Convidam para o ato o Reitor Henry de Holanda Campos e o Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, Diretor do Centro de Ciências da UFC. A concessão da honraria foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário em reunião de 22 de julho de 2014, acolhendo proposta do Conselho do Centro de Ciências.

O Prof. Josué Mendes Filho é docente aposentado da Instituição após cinco décadas de dedicação integral ao ensino e à pesquisa no Departamento de Física, tendo liderado várias iniciativas na história do desenvolvimento da Física no estado do Ceará. É considerado um dos responsáveis por alçar o Programa de Pós-Graduação em Física da UFC ao nível de excelência internacional no início da década passada, posição mantida até os dias atuais.

O homenageado tem bacharelado em Física pela UFC (1967), mestrado pela Universidade de Brasília – UnB (1973) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1984). Ao longo da carreira tem atuado com ênfase em Física da Matéria Condensada, principalmente em Espectroscopia Raman, Transições de Fase, Catalisadores e Dinâmica de Águas Subterrâneas.

O currículo do homenageado o coloca entre os maiores pesquisadores do Brasil, asseguram os proponentes da concessão do título, destacando-se, entre muitos itens, a publicação de 299 artigos em periódicos internacionais, que atraíram 4.400 citações; o prêmio Petrobras de Tecnologia, na categoria Tecnologia de Produtos; e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador, outorgada pela Presidência da República. O Prof. Josué Mendes Filho orientou 15 estudantes de mestrado e 15 de doutorado, além de várias dezenas de estudantes de iniciação científica.

Para o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós- Graduação da UFC, “a concessão do título ao Prof. Josué é a oportunidade que a UFC tem de explicitar a gratidão e o reconhecimento a quem dedicou, com entusiasmo e paixão, parte significativa da sua vida à construção de uma instituição eficiente, produtiva e comprometida com a pesquisa e o ensino”.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Universitário – fone: 85 3366 7340