Procurar no portal

HUWC prevê 400 atendimentos em mutirão de prevenção ao câncer de pele, no sábado

Imagem: Diagnóstico precoce é essencial no combate ao câncer de pele (Foto: Fernando Frazão/ABR)No próximo sábado (26), das 8h às 14h, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realiza mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele.

A iniciativa, que vai ocorrer no Ambulatório de Dermatologia do hospital, faz parte do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele –, uma promoção da Sociedade Brasileira de Dermatologia e seus serviços credenciados. O HUWC, da Universidade Federal do Ceará, é ligado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

José Wilson Accioly Filho, médico dermatologista e coordenador do Ambulatório de Dermatologia do HUWC, informa que estão previstos cerca de 400 atendimentos gratuitos neste dia.

“Vamos realizar exames em pacientes com suspeita de câncer de pele. Se o diagnóstico for compatível com esse tipo de neoplasia, essa lesão será investigada, inclusive, com encaminhamento para realização de biópsia e tratamento. Portanto, se você apresenta mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, venha para nosso mutirão”, explica.

O especialista acrescenta que também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.
“Em 2015, diagnosticamos cerca de 35 casos de câncer de pele entre os pacientes que atendemos num mutirão semelhante ao que vamos fazer no próximo sábado”, compara o dermatologista.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, no dia 26 de novembro, 127 unidades de saúde de 25 estados brasileiros terão o foco no atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. O Dia C vai mobilizar cerca de 3 mil dermatologistas, que irão realizar, gratuitamente, exames preventivos e encaminhar as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil sejam assistidas durante a mobilização.

O câncer de pele é o mais frequente em todo o País, correspondendo a 25% dos casos. Para combatê-lo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, todos os anos, essa campanha. A ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer de pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

SERVIÇO:
Local: Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Walter Cantídio – Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, bairro Rodolfo Teófilo (nas Ilhas de Ambulatórios, próximo à Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Data: sábado, 26 de novembro
Horário: das 8h às 14h

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300