Prof. Josué Mendes Filho recebe Título de Professor Emérito da UFC

Imagem: O Reitor Henry Campos expressou a gratidão da UFC ao Prof. Josué Mendes (Foto: Viktor Braga)Em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), realizada na noite da última quarta-feira (23) no auditório da Reitoria, o Prof. Josué Mendes Filho recebeu das mãos do Reitor Henry de Holanda Campos o título de Professor Emérito da Universidade  Federal do Ceará.

O Prof. Antonio Gomes Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, ao saudar seu ex-professor, afirmou, em tom emocionado: "meu querido Prof. Josué, você não veio ao mundo para simplesmente viver, você veio para transformar. Você foi e continua sendo protagonista na construção de uma instituição que nos enche de orgulho e satisfação".

Veja imagens da solenidade no Flickr da UFC

O Reitor Henry Campos assegurou que "toda a comunidade acadêmica, que tenho a honra de representar, está feliz por receber o Prof. Josué Mendes Filho em nossa galeria de Professores Eméritos. Este é seu lugar", reconheceu.

Designados pelo Reitor Henry Campos, os professores Antonio Gomes Filho e Raimundo Costa Filho, Diretor do Centro de Ciências, conduziram o Prof. Josué Mendes Filho ao auditório, onde foi recebido por uma plateia que o aplaudiu de pé.

Foi sentar-se à mesa dirigente dos trabalhos, formada pelo Prof. Reuber Saraiva, Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), pelo Prof. Aristeu Rosendo Pontes Lima, Vice-Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); pelo Prof. Jesualdo Farias, ex-Reitor da UFC; por Inácio Arruda, Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, representante do Governador Camilo Santana, e pelo Tenente-Coronel Aviador Frederico Casarino, Comandante da Base Aérea de Fortaleza.

O currículo resumido do novo Professor Emérito foi lido pela Chefe do Cerimonial, Cláudia Albuquerque, e em seguida o Reitor fez a leitura do termo que outorga a honraria, aprovada, por unanimidade, em reunião do Consuni do dia 22 de junho de 2014.

PESQUISADOR – Admitindo que preferia falar de improviso, para pôr nas palavras "a mais plena emoção", o Prof. Antonio Gomes Filho passou a ler seu discurso fazendo, Imagem: Prof. Josué Mendes foi saudado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes (Foto: Viktor Braga)a princípio, uma narrativa sobre "as cinco décadas de dedicação – verdadeiramente exclusiva – do Prof. Josué à UFC". Ele é detentor de um currículo robusto, que o coloca certamente entre os maiores pesquisadores do Brasil na atualidade. Formou três dezenas de mestres e doutores; esses, responsáveis por nuclear grupos no Norte e Nordeste do País.

Disse ainda o Prof. Antonio Gomes que o homenageado contribuiu com o ensino – suas aulas são verdadeiros ensaios – e com pesquisa de vanguarda com um olhar atento à inovação e aos problemas do nosso Estado. Atualmente, é bolsista de Produtividade nível 1A do CNPq – o único a atingir esse patamar na história da Física da UFC, destacou.

ESTADO SÓLIDO – As principais contribuições científicas do Prof. Josué foram realizadas no campo da Física do Estado Sólido, a partir do uso, como ferramenta de estudo, de uma técnica chamada de espectroscopia Raman, em alusão ao professor indiano e Nobel de Física, C.V. Raman, observou o Prof. Gomes Filho, explicando que se trata de "uma técnica baseada no espalhamento da luz pela matéria".

E complementou: "É uma ferramenta de análise muito poderosa com aplicações práticas que vão desde a avaliação de nanomateriais, fármacos, combustíveis, alimentos, até aplicações biológicas, tais como detecção de um único vírus e imageamento de uma única célula".

RECONHECIMENTO – As contribuições  do conjunto da obra cientifica do Prof. Josué para a ciência foram reconhecidas nacionalmente pela Comunidade  Brasileira de Espectroscopia Raman, no IV Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman, realizado em dezembro de 2014, acrescentou o Prof. Gomes em sua fala. E lembrou que teve "a honra e a satisfação" de editar um volume do periódico internacional Vibrational Spectroscopy, em homenagem à produção científica do Prof. Josué por ocasião de seu aniversário de 60 anos.

Imagem: Prof. Josué com sua esposa, Profª Marlúcia Santiago, e familiares (Foto: Viktor Braga)ENTUSIASMO E CORAGEM – Ao traçar um perfil do Prof. Josué,  destacou como suas características marcantes  "a firmeza, tomada de decisão, dedicação, entusiasmo, ousadia e muita coragem". Por essas e outras razões, "o Prof. Josué construiu sua trajetória acadêmica na UFC com autenticidade, identidade própria e com sua visão de futuro; criou em torno de si um inconfundível significado e simbolismo, ambos reconhecidos pelos que o simpatizam e por ampla maioria daqueles que o antipatizam", admitiu o Prof. Antonio Gomes Filho.

Ao agradecer o título que acabara de receber, o Prof. Josué Mendes Filho leu um discurso em que fez uma retrospectiva de sua vida acadêmica de maneira sucinta. Agradeceu à sua família, "pela paciência", e aos colegas que  tiveram a ideia de propor a honraria. E finalizou dizendo que só tinha mais duas palavras a dizer: "Muito obrigado".

Já o Reitor Henry Campos, ao encerrar seu pronunciamento,  assegurou que a Universidade, "casa de tão sólidos alicerces, lhe é muito grata". Expressou ainda "o reconhecimento pelos anos em que se dedicou ao ensino, à pesquisa, à orientação de mestrandos e doutorandos, à produção de artigos científicos, às lições de vida."

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938