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Avaliação Institucional: alunos e professores devem participar até 20 de dezembro

Imagem: A Avaliação Institucional é on-line, bastando acessar os questionários disponíveis no SIGAA (Foto: Ribamar Neto/UFC)Vai começar um novo período de Avaliação Institucional na Universidade Federal do Ceará, oportunidade para que estudantes e professores de graduação digam o que pensam sobre a qualidade de seus cursos, corpo docente, coordenações, laboratórios e bibliotecas.

O prazo inicial é de 12 a 20 de dezembro, e a atividade é feita de forma simples e rápida, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A participação de todos é fundamental, pois torna o diagnóstico dos cursos mais fidedigno, auxiliando políticas de melhorias na graduação ao identificar pontos fortes e eventuais lacunas.

A Avaliação corresponde ao semestre letivo 2016.2. O processo é semelhante ao de edições anteriores: basta acessar e responder os formulários disponíveis no menu Ensino do SIGAA. Nesta edição, foram feitas alterações no layout dos questionários, com o objetivo de tornar o processo ainda mais prático. A participação é anônima, e os resultados só são divulgados após o fechamento do semestre letivo analisado.

Além de fazerem uma autoavaliação, os alunos opinarão sobre os seguintes pontos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório). Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de também realizarem uma autoavaliação.

Imagem: A infraestrutura de laboratórios é um dos pontos avaliados por estudantes e professores (Foto: Ribamar Neto/UFC)O processo é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), presidida pelo Prof. Hermógenes David de Oliveira, e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) de cada unidade acadêmica, seguindo as diretrizes e o roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é o aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que contarão com a participação das coordenações de cursos na elaboração de planos de melhoria com metas de curto, médio e longo prazo.

Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através do SIGAA, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de melhorias, a serem divulgados em um sítio próprio da CPA, no momento em fase de construção.

Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação podem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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