Grupo de Eletroquímica e Corrosão completa 20 anos e realiza evento comemorativo

Imagem: Logomarca de 20 anos do GelcorrEm comemoração aos seus 20 anos de atuação, o Grupo de Eletroquímica e Corrosão (Gelcorr) da Universidade Federal do Ceará promove, nesta quinta-feira (22), programação especial de atividades, incluindo um workshop alusivo à data.

O evento será realizado das 9h às 19h, no anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC (localizado no bloco 940 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), e contará com palestras de pesquisadores egressos do grupo. Eles apresentarão suas pesquisas, desenvolvidas nas respectivas instituições de ensino superior.

A palestra de abertura será proferida pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, que falará sobre "Panorama da pesquisa e inovação na UFC: oportunidades e desafios". O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A programação completa está disponível.

SOBRE O GRUPO – O Gelcorr, vinculado ao Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, foi fundado pelo Prof. Pedro de Lima-Neto, em 1996. Com equipe atualmente composta por três pesquisadores de pós-doutorado e 20 estudantes de graduação e de pós-graduação, o grupo atua na área de desenvolvimento de metodologias analíticas para quantificação de contaminantes emergentes (pesticidas, fármacos, hormônios e corantes) e de eletroquímica de materiais (corrosão, eletrocatálise, tratamento de efluentes e eletrodeposição de metais e de ligas).

Ao longo destes 20 anos, 118 bolsistas de diversas modalidades passaram pelo Gelcorr, dentre eles, 15 doutores e 49 mestres. Como produção científica, possui mais de 100 artigos publicados em periódicos especializados. Atualmente, conta com os professores Pedro de Lima-Neto, Adriana Nunes Correia, Walney Silva Araújo e Paulo Naftali da Silva Casciano como pesquisadores permanentes.

Fonte: Profª Adriana Correia, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química – fone: 85 3366 9050