Liberados resultados da Avaliação Institucional 2016.1

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará liberou os resultados da Avaliação Institucional referente ao semestre 2016.1, realizada por estudantes e docentes de graduação. Os relatórios estão sendo disponibilizados à comunidade acadêmica pelas coordenações de curso, e trazem diagnósticos positivos de vários dos aspectos analisados.

A avaliação de desempenho docente é um dos pontos que se destacam. A média atribuída pelos estudantes a seus professores ficou próxima da nota máxima de 5 pontos. Foram considerados critérios como planejamento didático e pedagógico, relacionamento, pontualidade e assiduidade.

As coordenações de cursos também foram, predominantemente, bem avaliadas, mas a CPA identificou que os alunos desejam obter mais informações sobre determinados temas, como os procedimentos e desdobramentos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os projetos pedagógicos dos cursos, a formação profissional e o mercado de trabalho.

Conforme ressalta o presidente da CPA, Prof. Hermógenes de Oliveira, um dos principais objetivos da Avaliação Institucional é gerar subsídios para que as diversas unidades da UFC planejem ações futuras, corrijam eventuais falhas, reforcem pontos positivos. Nesse sentido, os relatórios de avaliação estão sendo enviados a setores como a Biblioteca Universitária – cujo acervo foi avaliado por docentes e discentes – e a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, já que a adaptação dos espaços da universidade para pessoas com deficiência também foi analisada.

Nessa edição da Avaliação Institucional, referente ao semestre 2016.1, mais da metade dos estudantes e professores aptos responderam aos questionários.

A edição referente ao semestre 2016.2 está em curso. A primeira etapa da Avaliação se encerra nesta terça-feira (20), mas um novo prazo será aberto após a definição do novo calendário acadêmico.

Dúvidas sobre os resultados de turmas e cursos podem ser esclarecidas diretamente com as coordenações.

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.