Embaixador da Polônia visita Reitoria da UFC e busca aproximação

Imagem: Reitor conversa com a comitiva polonesa em seu gabineteO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu visita do Embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Maria Braiter, na quinta-feira (22). O diplomata veio convidar a UFC para participar de missão de autoridades e empresários cearenses na Polônia em abril. Também convidou a universidade para seminário entre instituições acadêmicas dos dois países previsto para março ou abril.

A visita está sendo organizada pela representação diplomática daquele país em parceria com o Governo do Estado. Já o seminário, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros eventos do tipo já haviam sido realizados antes, mas sempre com instituições do Sudeste. "Temos interesse em ampliar nossos laços além do eixo Rio-São Paulo", disse o diplomata.

Além do embaixador, integraram a comitiva a Consulesa da Polônia, Katazyna Braiter, e a Consulesa honorária em Fortaleza, Hanna Zboroswka Neves. Pela UFC, estava presente o titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

O Reitor agradeceu o convite e sugeriu que a aproximação se dê com base em áreas específicas, de interesse comum, para que eventuais convênios e parcerias possam ter mais eficiência. "Teremos o maior prazer em participar, notadamente onde houver maior interesse de cooperação, em áreas onde haja potencial de pesquisa em comum", disse.  O coordenador da CAI assumiu o compromisso de mapear essas áreas temáticas.

As universidades polonesas construíram boa reputação em alguns rankings internacionais. A Universidade de Varsóvia, por exemplo, ocupou a 78ª posição no último levantamento realizado pela Times Higher Education (THE) das melhores instituições dos BRICS e países em desenvolvimento.

Durante o encontro, o embaixador destacou a crescente relação entre Brasil e Polônia, seja nas relações acadêmicas, seja nos negócios. Ele lembrou que há um considerável contingente de jovens brasileiros que foram estudar nas universidades polonesas por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Já a consulesa informou que o número de vistos de trabalho concedidos a brasileiros triplicou este ano.

Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333