UFC presta homenagem a servidores docentes e técnico-administrativos do Benfica

Imagem: A homenagem contou na abertura com a apresentação do quarteto 4 em Foco (Foto: Ribamar Neto/UFC)A série de atividades da semana comemorativa do Dia do Servidor – 28 de outubro – na Universidade Federal do Ceará prosseguiu na manhã desta quarta-feira (25) com homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos lotados no Campus do Benfica. A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria com entrega de certificados a 29 servidores com 10, 20, 30, 40 e mais de 40 anos de serviços prestados à UFC.

Dois deles têm mais de 50 anos de trabalho na Instituição: José Raimundo Soares, da Pró-Reitoria de Extensão, e Francisco das Chagas Ponte, da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo Disciplinar, ligada ao Gabinete do Reitor.

A programação, organizada pela Pró-Reitoria de Gestão Pessoas (Progep), teve na abertura apresentação do quarteto 4 em Foco, vinculado ao Curso de Música da UFC. Antes das homenagens programadas, foi feito um minuto de silêncio em memória da servidora Maria de Lurdes Souza (Lurdinha), falecida no último domingo (22). Lotada na Biblioteca de Ciências Humanas (BCH), ela integrou a Comissão Interna de Supervisão da Carreira da UFC e teve destacada atuação sindical.

Veja outras imagens da homenagem no Flickr da UFC

Coube à pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profª Marilene Feitosa, fazer a saudação inicial aos servidores. Ao parabenizar todos, "especialmente os homenageados", enfatizou: "Faz parte de nossa missão cuidar das pessoas tanto no contexto da Instituição como no contexto da sociedade". Informou que, além do certificado, os homenageados também receberam uma carta de gratidão assinada pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e que o documento "fica transcrito no registro funcional do servidor no SIAPE".

Imagem: José Raimundo Soares (de óculos escuros) tem mais de 50 anos de UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em sua fala, o reitor Henry Campos destacou a importância de se dar visibilidade às conquistas dos servidores docentes e técnico-administrativos e exortou toda a comunidade universitária ao exercício da "cultura do reconhecimento e da fraternidade". Fez referência ainda ao "momento virtuoso" pelo qual passa a UFC, com expressivos resultados em rankings nacionais e internacionais. "Tudo isso é fruto do trabalho de servidores técnico-administrativos, professores e alunos", observou. Lembrou o momento de crise no País como um todo, com ameaças a conquistas sociais históricas, mas enfatizou que a UFC vem enfrentando bem essa crise, "porque não descuidamos de nossa função e de nosso trabalho".

SERVIDORES DEDICADOS – Em nome dos servidores, falou José Raimundo Soares, da Pró-Reitoria de Extensão. Com 50 anos de serviços prestados, disse que chegou à UFC com a idade de 14 anos para ser office boy no Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina e que a homenagem recebida só aumenta o compromisso e a responsabilidade. Agradeceu o "grandioso gesto da UFC" que, segundo ele, não ficará registrado apenas numa moldura na parede, "mas na memória do coração".

Quebrando o protocolo, a Profª Lyndir Saldanha Duarte, da Faculdade de Educação (Faced), homenageada pelos 42 anos de serviços, pediu para falar. Contou que foi aluna, bolsista, monitora e, por fim, professora na Instituição. "Na UFC, entramos para uma grande família. Assumi a UFC como minha segunda casa", disse. Arrancou gargalhadas do público ao revelar os 70 anos de idade e, como professora de educação sexual, lembrar do educador e escritor Rubem Alves, que dividia os professores em "estimulantes e broxantes". Não foi difícil para a plateia identificá-la como uma professora que faz parte do primeiro grupo.

Imagem: A jornalista Eliane Gurgel tem 41 anos dedicados à UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Muito aplaudida, a jornalista Eliane Gurgel, com histórico de 41 anos dedicados à UFC, também chegou à Instituição como bolsista. Integrante da equipe da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, ela também considera a UFC sua segunda casa. "Passamos mais tempo aqui do que em casa", disse. Para ilustrar como a identificação com a UFC é tamanha a ponto de contagiar a família, ela conta: "Quando meus filhos eram pequenos e passavam por aqui apontavam e diziam: 'Olha a Reitoria da mamãe'. Agora os meus netos passam e dizem: 'Olha a Reitoria da vovó'". Revelando seu amor pela UFC, Eliane diz que espera estar aqui para a homenagem dos 50 anos de trabalho.

No rumo cada vez mais forte da inclusão, a UFC tem em seus quadros o administrador Fábio Luiz Benício, homenageado pelos 10 anos de trabalho. Lotado na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, ele foi o primeiro servidor surdo aprovado em concurso público na UFC. Com o auxílio do intérprete de Libras, Fábio falou da alegria de participar da cerimônia, com as pessoas olhando para ele e reconhecendo seu esforço.

Francisco das Chagas Ponte, da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo Disciplinar, foi um dos mais aplaudidos na solenidade. Tendo ingressado na UFC com 18 anos e pouco estudo, começou como auxiliar de serviços gerais. Aos poucos, foi tendo motivação para voltar à sala de aula. Fez cursos de português, de atendimento ao público, concluiu "primeiro e segundo graus" e ingressou no Curso Superior de Tecnólogo em Gestão de Qualidade, que concluirá em 2018. Já passando dos 50 anos de casa, diz, convicto, que não pensa em se aposentar.

Os servidores de Sobral também serão homenageados em evento que será realizado às 14h do dia 26, no auditório do bloco I do Campus de Sobral – Mucambinho.

Quarenta e três servidores do Campus do Porangabuçu são homenageados
Dezoito servidores do Campus do Pici são homenageados na Semana do Servidor