Professoras do Idiomas sem Fronteiras na UFC farão estágio em universidade americana

Imagem: Foto da fachada da Framingham State University, nos Estados UnidosA coordenação do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Ceará selecionou as professoras Ilza de Oliveira Feitosa Passos e Jéssica Campelo de Sá, ambas do Núcleo de Línguas (Nucli) do IsF/UFC, para estágio de docência de dois meses (janeiro e fevereiro) na Framingham State University, nos Estados Unidos.

Ilza Passos e Jéssica Campelo são estudantes na UFC; Ilza, da Licenciatura em Letras Português-Inglês, e Jéssica, da Licenciatura em Letras Inglês. Ilza foi bolsista do NucLi-Inglês, no período de 2014 a 2016, e Jéssica encerrará seu período de bolsa no início de 2018.

A UFC, que é uma das cinco instituições de ensino superior escolhidas para participar de projeto-piloto do Letras sem Fronteiras-Inglês (LsF), também vai receber dois professores americanos em junho e julho de 2018.

Quatro candidatos, que atuam ou já atuaram como professores do Inglês sem Fronteiras, participaram do processo de seleção, que incluiu análise de documentos e entrevista. A participação foi aberta apenas a candidatos sem experiência em países de língua inglesa. As alunas selecionadas também entregaram uma carta de intenções e um pré-projeto de ações para serem implementadas durante a temporada na Framingham State University.

O objetivo do Letras sem Fronteiras (LsF) é promover oportunidades de intercâmbio linguístico-cultural para estudantes de graduação em Letras Inglês e Letras Português-Inglês, valorizando, assim, as licenciaturas nas línguas ofertadas pelo IsF e fortalecendo os processos de internacionalização das universidades brasileiras.

COLABORAÇÃO – As atividades das professoras ainda serão definidas em conjunto com a universidade americana, mas a ideia é que elas desenvolvam oficinas, palestras e ações de divulgação do português como língua estrangeira. A preparação será planejada e viabilizada em ambiente virtual moderado pela coordenação do LsF. Quando retornarem dessa temporada, as professoras vão colaborar com o programa por, pelo menos, 160 horas.

A iniciativa-piloto conta com parceria da Embaixada dos Estados Unidos e da Associação Americana de Universidades e Faculdades Estaduais (American Association of State Colleges and Universities/AASCU). Além da UFC e da Framingham State University, as universidades selecionadas e suas respectivas parceiras americanas são as seguintes: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Northern Arizona University; Universidade de Brasília (UnB) e University of Minnesota Duluth; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Troy University; e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e New Jersey City University.

Fonte: Profª Vládia Borges, coordenadora do Idiomas sem Fronteiras na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.