Curso de Ciências Econômicas do Campus de Sobral comemora 11 anos de criação

Imagem: As comemorações dos 11 anos do Curso de Ciências Econômicas do Campus da UFC em Sobral ocorrem nos dias 7 e 8 de novembro (Imagem: Divulgação)As atividades comemorativas dos 11 anos do Curso de Ciências Econômicas do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral ocorrerão nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Educação a Distância (Rua Iolanda Barreto, 317, Derby Clube) daquela cidade da região norte do Estado. O tema geral da programação – que constará de palestras, mesa-redonda e mesas temáticas – é "Diálogos e contribuições para o Parque Tecnológico de Sobral".

As inscrições para as palestras e mesas temáticas podem ser feitas, por formulário eletrônico, a partir desta segunda-feira (30).

No dia 7, às 19h, a coordenadora de Extensão da Faculdade Luciano Feijão (FLF) e ex-secretária da Ciência e Tecnologia do Estado, Profª Teresa Mota, faz palestra sobre "Ciência & tecnologia como instrumento de desenvolvimento". No dia 8, também às 19h, o arquiteto de Soluções Analíticas e Cognitivas da IBM-SP, Marcus Braga, discorre sobre "Competitividade e desenvolvimento regional: a importância da inovação e da transferência de tecnologia". Em seguida, acontece mesa-redonda  sobre os desafios do economista no mercado de trabalho, com a participação de alunos e ex-alunos do curso.

Ainda no dia 8, haverá mesas temáticas simultâneas. Às 14h, Everardo Mendes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sobral, fala na sala 1 sobre "O que é um parque tecnológico?", e Cristiane Mendonça, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), de Fortaleza, aborda na sala 2 "A adequação do profissional em um mercado inovador".

Às 16h, ocorrem duas outras mesas temáticas simultâneas. Na sala 1, com Leandro Vasconcelos, da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) de Sobral, o tema é "Modelos de negócios inovadores"; e na sala 2, com o Prof. Iális Cavalcante, coordenador do Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação do Campus da UFC em Sobral, "Empreendedorismo & tecnologia".

COMEMORAÇÕES – A coordenadora do Curso de Ciências Econômicas de Sobral, Profª Kílvia Helane Cardoso Mesquita, considera que há muitos motivos para comemorar nesses 11 anos. "Estamos em processo de criação do Mestrado Acadêmico em Economia Regional, nosso novo desafio. Acabamos de fechar convênio com a Secretaria do Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE) para que alunos do curso possam estagiar diretamente na área. Temos alunos e ex-alunos trabalhando como funcionários efetivos, além da STDE, nas secretarias das áreas da educação, da saúde, de finanças não apenas em Sobral e Fortaleza, mas também em municípios vizinhos", cita.

Ela destaca ainda a ocorrência de ex-alunos fazendo doutorado, mestrado e especialização em várias instituições. Para a coordenadora, tem sido positivo também o apoio recebido de entidades parceiras, "que nos ajudam a entender os desafios do economista em várias frentes. Entre essas entidades, estão o Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), a Prefeitura de Sobral por meio de suas secretarias e empresas como a IBM".

Fonte: Profª Kílvia Helane Cardoso Mesquita, coordenadora do Curso de Ciências Econômicas do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4609