Agência UFC: cinzas de carvão na construção, recuperação de tecido facial e outros destaques

Imagem: Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP) da UFC é coordenado pelo Prof. Jorge Soares (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Agência UFC de Notícias, portal de divulgação de pesquisa científica e extensão da Universidade Federal do Ceará, traz como destaque nesta semana matéria sobre os chamados contaminantes emergentes. São substâncias que, apesar de terem efeito sobre nossa saúde, podendo alterar nossa capacidade de produzir hormônios, ainda não são monitoradas pela legislação.

Por meio de métodos eletroquímicos limpos, o Grupo de Eletroquímica e Corrosão, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, consegue identificar e até limpar esses contaminantes, hoje presentes na água e nos alimentos que consumimos, sobretudo por conta da utilização de pesticidas na agricultura. A história completa você encontra no site da Agência.

Outra reportagem traz a história do Núcleo de Defeitos da Face (Nuface), projeto de extensão da UFC, há 20 anos trabalhando na recuperação de pessoas que perderam tecidos ou parte da face e auxiliando também no apoio psicológico aos pacientes. Veja os detalhes em matéria da UFCTV no site da Agência.

Imagem: Projeto Fotografia Tátil busca formas de trabalhar a materialização de fotografias inclusivas (Foto: Viktor Braga/UFC)Também é pauta desta semana a pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP-UFC), que viabiliza a utilização de cinzas de carvão em blocos para construção e pavimentação. O material já era utilizado na indústria do cimento. Confira no site da Agência.

Você também encontra reportagens sobre estudos na área de internet das coisas e desenvolvimento de novas tecnologias nas telecomunicações, bem como sobre um projeto de fotografia tátil e o uso da plastinação para o estudo de anatomia.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331