Evento reúne pesquisadores do oceano Atlântico tropical em Fortaleza

Imagem: Boia deslocada de navio para ser colocada no Oceano Atlântico (Foto: Divulgação)Tendo o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará como um dos organizadores, ocorre até sexta-feira (10), no Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080, Meireles), a 22ª reunião anual do projeto de colaboração internacional Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic (Previsão e Pesquisa Ancorada no Atlântico Tropical, em tradução livre), também conhecido pelo acrônimo "PIRATA". Em 2017, o projeto completa 20 anos.

Com organização também da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o evento reúne pesquisadores do Ceará e de outros estados do Brasil, além de representantes de países como França e Estados Unidos, para discutir os avanços dos estudos das interações oceano-atmosfera na região tropical do oceano Atlântico. Esta é a segunda vez que a reunião anual do projeto ocorre em Fortaleza.

O coordenador do Curso de Oceanografia da UFC, Prof. Antônio Geraldo Ferreira, é membro do Comitê PIRATA Brasil e presidente da Conferência PIRATA 22. Segundo ele, a realização da conferência em Fortaleza, com cerca de 110 participantes, contribuirá para o entrosamento científico da  cidade com outras partes do mundo, uma vez que os estudantes e pesquisadores presentes terão a oportunidade de colaborar com pessoas do mundo todo que estão engajadas nessa área do conhecimento, como em cursos de pós-graduação e programas de intercâmbio.

Além disso, a conferência oferecerá uma oportunidade para exposição dos trabalhos realizados pela comunidade científica, promovendo discussão e avanço na área de oceanografia.

Entre os principais objetivos da reunião estão a introdução de questões científicas-chave sobre a variabilidade climática do Atlântico tropical; o aumento do conhecimento dos participantes sobre o Copernicus, programa da União Europeia de observação da Terra; a reunião de jovens cientistas e profissionais que serão os principais motores e usuários de dados oceanográficos operacionais no Brasil e América do Sul nos próximos 10 anos, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.

Imagem: Profª Ozilea Menezes, David Legeer, reitor Henry Campos, Jacques Servain, Prof. Moacyr Araújo, Prof. Antônio Geraldo Ferreira, Fabrice Hernandez, Prof. José Soares e Prof. Carlos Teixeira (Imagem: Divulgação) Antônio Geraldo Ferreira, Fabrice Hernandez, Prof. José Soares e Prof. Carlos Teixeira (Imagem: Divulgação)IMPORTÂNCIA – O projeto PIRATA é formado por uma rede de boias meteo-oceanográficas operadas e financiadas pela França, Brasil e Estados Unidos. Com um total de 21 boias localizadas no oceano Atlântico tropical, o projeto disponibiliza diariamente gráficos de radiação solar, precipitação, vento, umidade relativa, temperatura do ar, pressão, temperatura de superfície do mar, temperatura de subsuperfície, salinidade e densidade.

Com essas informações, a Funceme, dentre outros órgãos, desenvolve, por exemplo, produtos com foco regional, que permitem realizar o monitoramento contínuo da interface oceano-atmosfera no Atlântico tropical, auxiliando, principalmente, as tarefas de previsão de tempo, clima e do estado do mar. Com informações da Assessoria de Imprensa da Funceme.

ENCERRAMENTO  Apesar de as atividades do evento se estenderem até sexta-feira (10), foi realizada, nessa quarta-feira (8), a cerimônia oficial de encerramento da Conferência PIRATA 22. Além do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, participaram a Profª Ozilea Menezes, diretora do Labomar; David Legeer, diretor da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOOA) dos Estados Unidos; pesquisador Jacques Servain, da Funceme; Prof. Moacyr Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Prof. Antônio Geraldo Ferreira, membro do Comitê PIRATA Brasil e presidente do evento; pesquisador Fabrice Hernandez, da Mercator Ocean França; Prof. José Soares, pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, e o Prof. Carlos Teixeira, também do Labomar.

Fonte: Prof. Antônio Geraldo Ferreira, coordenador do Curso de Oceanografia do Labomar – fone: 85 3366 7019