Procurar no portal

Ebserh Solidária leva hoje (10) atendimento a comunidades de Fortaleza e Fortim

Imagem: No Ceará, Mutirão Ebserh Solidária prestará atendimentos em Fortaleza e Fortim (Foto: Divulgação/Ebserh)Na sexta-feira (10), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará um mutirão nacional de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar. A Ebserh Solidária oferecerá milhares de atendimentos nas cinco regiões do País, com a participação de profissionais das áreas assistencial e administrativa, preceptores, residentes e estudantes, que atuarão de forma voluntária no mutirão, representando los 39 hospitais universitários que compõem a rede.

No Ceará, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que integram o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, prestarão atendimentos em Fortaleza e Fortim. Este será o terceiro mutirão que a rede realiza, nacionalmente, em um ano.

O HUWC elaborou um projeto de qualificação da atenção primária do município de Fortim, a 130 quilômetros de Fortaleza. "Resolvemos fazer um pouco mais do que simplesmente um mutirão, pois entendemos que o mutirão não resolve o problema do acúmulo de consultas especializadas. É preciso qualificar, aprimorar a formação dos médicos que atuam no município", explica a gerente de Atenção à Saúde do hospital, a médica Josenília Gomes.

Com essa premissa, o hospital organizou o projeto em parceria com o Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC e a prefeitura de Fortim. A supervisora do Programa Mais Médicos do município, Magda Almeida, professora da Famed, identificou na Secretaria de Saúde as especialidades com maior demanda reprimida: endocrinologia (50 pacientes), reumatologia (19 pacientes) e neurologia (35 pacientes).

Será, portanto, nesses atendimentos que a equipe, com cerca de 40 profissionais do HUWC, concentrará seus esforços. Todos os médicos do Programa Saúde da Família de Fortim participarão do atendimento e discutirão os casos com os especialistas e residentes. As atividades serão realizadas na unidade de saúde e no hospital da cidade, das 9h às 15h30min.

As demandas de exames complementares básicos serão encaminhadas pela Secretaria de Saúde de Fortim para resolução na macrorregional do Aracati. Já os pacientes graves que precisem de atenção terciária serão inseridos nas agendas de ambulatório do HUWC. "Espero que a atividade melhore a qualificação do atendimento na atenção primária do município. Dando o peixe, mas também ensinando a pescar. E mais do que isso: que este seja o primeiro de outros", completa Josenília Gomes.

Já a MEAC participará da Ebserh Solidária realizando a segunda edição do projeto Saúde Cidadã, uma ação de atividades socioeducativas que atendeu, no ano passado, cerca de 1.000 pessoas em um único dia. "Nossa expectativa é ampliar em 20% a participação da comunidade neste ano, levando mais informação e saúde para moradores do Rodolfo Teófilo, Parque Araxá, Damas, Parquelândia e adjacências", afirma o médico Carlos Augusto Alencar Júnior, gerente de Atenção à Saúde da MEAC.

O atendimento será na Praça das Mangueiras, do Campus do Porangabuçu, com entrada pela Rua Alexandre Baraúna, das 9h às 13h.

Entre os serviços prestados pela equipe, com cerca de 90 profissionais e estudantes das faculdades da saúde da UFC, estão: testagem rápida para sífilis e HIV, vacinação contra hepatite B, teste de glicemia, massoterapia, auriculoterapia, cálculo de IMC e orientação nutricional. Em parceria com o Senac, haverá corte de cabelo masculino e feminino gratuitamente. Também estão previstas emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito pelo Cartório Cavalcante Filho, aulões de zumba, alongamento e ginástica laboral e maquiagem com a equipe da Mary Kay, garantindo uma manhã de cidadania, saúde e bem-estar.

As ações educativas estarão voltadas para planejamento familiar e direitos da mulher, prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, saúde mamária, boas práticas do parto e nascimento, saúde do recém-nascido, doação de leite materno, prevenção de câncer de próstata, do AVC e da diabetes, dentre outras, tudo integrando profissionais da assistência e estudantes das residências e graduação. A abertura do evento será conduzida pela Banda da Polícia Militar.

Serviço
Mutirão Ebserh Solidária – 10 de novembro de 2017
Das 8h às 13h, em Fortaleza
Das 9h às 15h30min, em Fortim

Fontes: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/ Ebserh – fones: 85 3366 8577 e 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300