Evento Type12hCE promove 12 horas de atividades no Departamento de Arquitetura

Imagem: As apresentações e debates se estendem ao longo de 12 horas, do meio-dia à meia-noite (Imagem: divulgação)O Laboratório de Tipografia do Ceará (LTC), localizado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, abre as portas ao público nesta sexta-feira (17) para o evento Type12hCE.

A programação, aberta à comunidade, inclui palestras, oficinas, minicursos, exposições e rodas de conversa sobre o atual cenário da tipografia e do design latino-americano, além de intervenções artísticas e apresentações musicais.

As apresentações e debates se estendem ao longo de 12 horas, do meio-dia à meia-noite. O acesso é livre até a lotação dos espaços. Para participar das oficinas, que têm vagas limitadas, é necessário realizar inscrição prévia. Já a inscrição para os minicursos ocorrerá presencialmente no local.

A primeira edição do Type12hCE, em outubro do ano passado, reuniu centenas de pessoas em seus espaços de discussão, entre estudantes, designers, professores, pesquisadores e artistas. Nesta edição, as palestras previstas serão "Tipografia cinética", com Paulo Alcobia (professor do Curso de Design da UFC); "Letras e pixação", com Ramon Sales (publicitário e artista urbano); "Encadernação", com Julião Júnior (professor, artista visual, fundador do evento Baião Ilustrado e sócio do Estúdio Mono); e "Latinotype", com Luciano Vergara (designer, tipógrafo e sócio da Latinotype, produtora de fontes chilena).

Imagem: A programação, aberta à comunidade, inclui palestras, oficinas, minicursos, exposições e rodas de conversa (Imagem: divulgação)Serão ofertadas ainda as oficinas "Encadernação", "Tipografia editorial", "Impressão serigráfica" e "Impressão 3D e letterpress", ministradas respectivamente por Lia Alcântara (professora do Curso de Design da UFC), Felipe Goes (professor, designer e mestrando em Design Gráfico pela Universidade do Porto, Portugal), Rodrigo Gondim (professor, designer e sócio do estúdio de design Miligrama) e Nelson Quesado (engenheiro, músico e sócio da empresa de impressão 3D Edro).

Os participantes também terão acesso aos minicursos "Desenho tipográfico", com Humberto Costa (calígrafo e professor universitário), e "História da tipografia", com Alberto Gadanha (professor, designer, sócio da Opa! Escola de Design e produtor do festival Concreto). Fecham a programação uma mostra de filmes, um BARzar tipográfico e a exposição Tipos latinos 2016, composta por trabalhos selecionados para a VII Bienal de Tipografia Latino-americana, pela primeira vez no Ceará.

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC fica na Av. da Universidade, 2890, Benfica, em frente à Reitoria. As inscrições para os minicursos e oficinas podem ser feitas na fanpage do LTC no Facebook, onde estão disponíveis os horários das atividades da programação e outras informações.

Fonte: Prof. Leonardo A. Costa, do Curso de Design da UFC e coordenador do Laboratório de Tipografia do Ceará – fone: 85 98872 5236 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.