Inspeção predial é também atividade pedagógica para estudantes na UFC

Imagem: Prof. Ademar Gondim orientou alunos na Reitoria da UFC (Foto: Arlindo Barreto/UFC)Periodicamente, equipamentos públicos de Fortaleza estão entre as edificações obrigadas pela Lei de Inspeção Predial (nº 9913/2012) a realizar avaliação de suas construções com o objetivo de prevenir acidentes prediais. Por que não transformar o momento em atividade pedagógica que amplie o conhecimento de estudantes? Foi o que fez o Prof. Ademar Gondim, titular da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) da Universidade Federal do Ceará e docente do Centro de Tecnologia. Estudantes supervisionados por tutores engenheiros da UFC foram a campo na manhã desta sexta-feira (24) para realizar vistoria técnica nas dependências da Universidade.

O professor dividiu os alunos da disciplina Avaliação e Perícia de Engenharia em equipes, que receberam orientação para realizar os trabalhos de vistoria. "A ideia é atendermos a legislação e darmos uma oportunidade para os estudantes consolidarem seus conhecimentos práticos como forma de avaliação nos cursos de Engenharia, ao mesmo tempo em que eles contribuem com a UFC Infra. Como essa legislação não tem um modelo de inspeção predial definido, eles estão saindo daqui praticando o modelo que a Universidade desenvolveu".

Veja outras imagens da atividade no Flickr da UFC

Em campo, os estudantes observaram a estrutura física, avaliaram piso, parede e teto dos blocos da Reitoria. Na parte elétrica, foram analisados os aparelhos de ar-condicionado e fiação elétrica, tomadas, quadros de energia, entre outros, sempre atentando para vazamentos, rachaduras, problemas com umidade, climatização, goteiras e afins.

Aquécio Oliveira, estudante do Curso de Engenharia de Energias Renováveis, diz que percebeu a situação da UFC durante a vistoria como positiva. "A gente pode observar que apesar de ser um prédio antigo, ele foi se adequando às condições de trabalho, foi aumentando. Como você pode ver, o prédio da UFC tem mais de 50 anos, ele foi crescendo, a tecnologia também foi avançando e se adequou bem, respeitando a parte de arquitetura. Está bem conservado", afirmou.

Imagem: Inspeção aconteceu na Reitoria da UFC nesta sexta-feira (24) (Foto: Arlindo Barreto/UFC)O engenheiro eletricista da UFC Infra Antônio Dias é um dos profissionais que acompanham os alunos na disciplina aos diversos locais de vistoria da Universidade. Ele explica que a periodicidade das inspeções varia conforme a idade do bloco edificado. Ao todo, ele está encarregado de coordenar 23 grupos que estão vistoriando 23 edificações da UFC, distribuídas pelos campi do Benfica e do Pici (Centro de Tecnologia, Centro de Ciências e Centro de Ciências Agrárias). Posteriormente, a atividade seguirá para as demais unidades acadêmicas da Universidade.

Ao término da atividade, os estudantes repassam os dados coletados na vistoria aos engenheiros responsáveis por dar continuidade ao trabalho. Em reunião, eles preenchem com mais cautela os relatórios técnicos e são monitorados na elaboração do Laudo de Vistoria Técnica (LVT), que segue para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), órgão responsável pela fiscalização de ambientes construídos no município de Fortaleza.

SOBRE A LEI – A Lei de Inspeção Predial (nº 9913/2012) dispõe sobre a obrigatoriedade de vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados. Entre as construções abrangidas pela obrigatoriedade da lei estão as multirresidenciais a partir de três pavimentos; as de uso comercial, industrial, institucional, educacional, recreativo, religioso e de uso misto; as de uso coletivo, públicas ou privadas, e as de qualquer uso, desde que representem perigo à coletividade.

Fonte: Prof. Ademar Gondim, superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC – fone: 85 3366 9543