Índice Geral de Cursos: UFC é a melhor universidade do Norte e Nordeste e a 15ª do País

Imagem: O resultado é mais um incentivo para que toda a comunidade universitária permaneça em busca do crescimento contínuo da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Com a nota obtida no Índice Geral de Cursos (IGC), a Universidade Federal do Ceará alcança a posição de melhor universidade do Norte e Nordeste do Brasil, entre instituições públicas e privadas. O dado, referente a 2016, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde de segunda-feira (27). Ao se considerar a região Centro-Oeste, a UFC fica atrás somente da Universidade de Brasília (UnB).

A UFC apresenta crescimento contínuo no IGC desde 2006 e, com o atual índice de 3,7928, coloca-se em 15º lugar entre todas as universidades públicas e privadas do País, sendo a 11ª entre as instituições federais de ensino superior. O ranking é liderado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo.

O IGC é um dos principais indicadores de qualidade do MEC, e leva em conta a qualidade de cursos de graduação, avaliada por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrados e doutorados), aferido através da nota Capes (avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Imagem: UFC é destaque entre universidades públicas e privadas (Foto: Davi Pinheiro/UFC)GRADUAÇÃO – Cabe destacar que essa conquista teve grande influência da última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que dos 11 cursos avaliados sete tiveram grande destaque, ficando entre os dez melhores do país: Educação Física (Bacharelado) – diurno e noturno –, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia (Fortaleza e Sobral) e Zootecnia.

Em relação ao índice dos cursos de graduação (CPC), a UFC, com nota 3,1654, também alcança a melhor posição do Norte e Nordeste, ficando, no Centro-Oeste, atrás apenas da UnB, assim como aponta o IGC.

Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, esse resultado é mais um incentivo para que toda a comunidade universitária permaneça em busca do crescimento contínuo da Universidade, especialmente, quando foi antecedido de tantos outros bons resultados ao longo do ano. "Nós parabenizamos toda a comunidade acadêmica, em especial as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação, os coordenadores de programas acadêmicos, os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e, igualmente, os diretores das unidades acadêmicas".

Leia mais: Nota do Reitor: A Universidade Federal do Ceará dá lições de excelência

Fonte: Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9496