Agência UFC: redução de efeitos colaterais do tratamento de câncer e outros destaques

Imagem: Homem olhando tela de computador com moléculas de fármacosO portal de divulgação de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará, Agência UFC de Notícias, traz como destaque semanal a produção de queijos vegetarianos a partir do uso de enzimas da planta Calotropis procera. A espécie, comum na caatinga e em outras regiões semiáridas, é também conhecida como ciúme ou algodoeiro-de-seda.

Esse estudo é conduzido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e prevê aplicações que vão desde a agropecuária até a saúde. Leia a matéria para saber mais sobre o assunto.

Outro destaque diz respeito à redução dos efeitos colaterais resultantes do tratamento de câncer. Esse é o objetivo das pesquisas do Laboratório de Modelagem e Visualização 3D do Departamento de Engenharia Química da UFC, que trabalha com experimentos virtuais de simulação molecular para liberação controlada de medicamentos na corrente sanguínea de pessoas com câncer. Para mais detalhes do funcionamento do trabalho dos pesquisadores, acesse a reportagem.

Por fim, é a vez de conhecer o Varal – Laboratório de Iniciativas em Design Social, projeto de extensão da UFC que promove a solução de problemas a sociedade através do design em comunidades. A ideia é utilizar brincadeiras e desenvolvimento de identidades visuais para resgatar a história de bairros, como ocorre no trabalho desenvolvido no Pacheco, no município de Caucaia. Você pode conferir essa história completa lendo a reportagem na íntegra.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331