UFC alcança em 2017 seu melhor resultado na efetivação de estágios e convênios

Imagem: Estudante na Agência de Estágios da UFC (Foto: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará alcançou, nos primeiros 10 meses de 2017, seu melhor resultado na efetivação de estágios e convênios para fins de estágio desde que a legislação que rege a atividade (Lei nº 11.788) entrou em vigor, em 2008. De janeiro a outubro, foram homologados 10 mil termos de compromisso de estágio e 325 novos convênios com empresas e instituições públicas e privadas para fins de estágio.

Os números superam os registrados em todo o ano de 2016, quando foram homologados 8.607 termos de compromisso de estágio, incluindo obrigatórios e não obrigatórios, e 323 novos convênios. O coordenador da Agência de Estágios da UFC – coordenadoria ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Prex) –, Prof. Rogério Mâsih, comemora o resultado. "Para dar uma ideia do crescimento da UFC em relação aos estágios, em 2015, ano que marca o início da atual gestão, a Agência registrou apenas 6.937 estágios, ou seja, em apenas dois anos, foi observado um crescimento de aproximadamente 44%", pontua.

De acordo com o reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, esse desempenho é um dos reflexos positivos dos bons resultados que a Universidade vem obtendo em rankings nacionais e internacionais, fato que aumenta a credibilidade e a confiança da sociedade em relação à UFC. "Além disso, um dos princípios norteadores da atual gestão está voltado para o engajamento social, o que acaba fortalecendo os vínculos entre a UFC e instituições aptas a conceder estágios", destaca.

A pró-reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, afirma que os números estão sendo gradativamente melhorados como fruto de um trabalho que a Agência de Estágios vem desenvolvendo com agentes de integração, professores orientadores e coordenadores de cursos de graduação. "O engajamento de professores e coordenadores é essencial para o adequado desenvolvimento das atividades de estágio. Não podemos esquecer que o bom desempenho dos alunos estagiários nas empresas e instituições onde estagiam acaba incentivando a contratação de mais estagiários da UFC", ressalta.

NOVOS PROCESSOS E INTERNACIONALIZAÇÃO – Para atender ao aumento no fluxo de termos de compromisso de estágios e de convênios para este fim, a Agência de Estágios está desenvolvendo novos processos e canais de atendimento, visando agilizar e melhorar a qualidade do serviço prestado a alunos, professores e instituições concedentes de estágio.

O coordenador da Agência adianta que, para 2018, o desafio da coordenadoria é fomentar a internacionalização dos estágios, através de parceria com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). "Atualmente, os estágios são voltados para o mercado interno. A ideia agora é, por meio dessa parceria, abrir vagas de estágios para alunos da UFC em empresas e instituições em outros países e, ainda, trazer estudantes do exterior para estagiar em unidades acadêmicas e administrativas da UFC", explica o Prof. Rogério Mâsih.

Fonte: Rogério Mâsih, coordenador da Agência de Estágios da UFC – fone: 85 3366 7413