UFC premia trabalhos e iniciativas na área do empreendedorismo

Imagem: Rayanna Rebouças (à dir.), aluna do 10º semestre de Engenharia de Produção Mecânica da UFC, tirou o 1º lugar na Categoria Melhor Empreendimento Ativo (Foto: Viktor Braga/UFC)Na noite da última quinta-feira (30), o Auditório Cândido Pamplona, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, sediou o 1º Prêmio Universitário Empreendedor. Com realização do programa de extensão Centro de Empreendedorismo (Cemp) da Universidade Federal do Ceará, apoio da Fundação Astef e de empresas locais, o evento premiou trabalhos e iniciativas empreendedoras de estudantes de ensino superior nas categorias Empreendimento Ativo, Projeto de Empreendimento e Trabalho de Conclusão de Curso sobre Empreendedorismo.

Em um universo de mais de 40 projetos inscritos por estudantes de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Baturité, uma comissão julgadora externa definiu três finalistas por categoria. Os critérios de avaliação do prêmio envolviam aspectos como originalidade, descrição precisa do modelo de negócios, identificação do problema e solução diferenciada, potencial de mercado, monetização, viabilidade e sustentabilidade financeira.

Veja mais fotos da entrega do prêmio no Flickr da UFC

Explica o Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Cemp, que a proposta do prêmio anual é reconhecer e dar visibilidade a universitários que têm potencial empreendedor, que já empreendem e que escreveram monografias sobre o tema. O empreendedorismo, segundo o docente, ganha fôlego na UFC, por ter sido eleito um dos seis eixos norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2018-2022. "A gente acredita realmente que um empreendedor pode ser formado, mesmo aqueles que têm mais propensão a ser empreendedores. Há uma carência forte de empreendedores com maior formação em nosso País e em nosso Estado", analisa.

Imagem: Comissão de avaliadores do 1º Prêmio Universitário Empreendedor; ao microfone, Mario Gurjão Filho, coordenador de Cooperação da FIEC (Foto: Viktor Braga/UFC)OS VENCEDORES – O ganhador da categoria Projeto de Empreendimento foi Francisco Lennon Camilo Rosa, aluno do sexto semestre de Biotecnologia da UFC, com o projeto "Sabonete repelente à base de óleo de fritura residual". Essa categoria se refere a projetos de empreendimentos ainda não operacionais, mas que possuem modelo de negócios em estágio de solução, validação ou prototipagem.

Na categoria Trabalho de Conclusão de Curso sobre Empreendedorismo, o vencedor foi Luan Carlos Goes, graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela UFC, com o trabalho "Aplicação das metodologias lean startup e business model generation canvas no desenvolvimento de uma startup de moda cearense". Ao receber a premiação, Luan Carlos, emocionado, falou da alegria de retornar à Universidade em um dia tão especial, em que também inaugurava a primeira loja física de seu negócio.

O melhor Empreendimento Ativo eleito foi "Red Rocket", empresa de tecnologia da informação fundada por Rayanna Rebouças, concluinte do 10º semestre de Engenharia de Produção Mecânica da UFC. A empresa atua com consultoria e prestação de serviços de desenvolvimento de softwares, lojas virtuais e sistemas de informática sob demanda para outras empresas. A empreendedora, que iniciou o negócio com apenas R$ 30,00 para impressão de cartões de visita, hoje atende clientes dos setores de alimentação, construção civil, e-commerce e serviços educacionais em Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. "Principalmente nos momentos de crise, o que movimenta o Brasil, o que gera novos empregos é quando alguém empreende. A gente começou a olhar que necessidades o mercado daqui tinha. Muitas startups estavam crescendo, muitas ideias novas surgiam a cada dia, e o ponto em comum de todas elas é que trabalhavam com tecnologia", afirma.

Imagem: Entrega do prêmio ocorreu no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Estiveram presentes ao evento o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Carlos Almir Holanda; o titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, Prof. Rodrigo Porto; o consultor de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Mário Gurjão Filho; o consultor do Hub Inovação Nordeste (Hubine-BNB), Moisés Guerreiro; e o palestrante e economista norte-americano M. Washington.

SAIBA MAIS – Hoje expandindo-se para outras unidades acadêmicas, o Centro de Empreendedorismo foi criado no fim de 2014 por professores do Centro de Tecnologia da UFC. Coordenado pelo Prof. Abraão Saraiva, o programa desenvolve ações de capacitação em empreendedorismo e inovação tecnológica para alunos de escolas técnicas profissionalizantes de nível médio e de universidades.

Fonte: Centro de Empreendedorismo da UFC – fone: 85 3366 9392 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.