Alunos do curso de licenciatura em Teatro da UFC estreiam peça do romeno Matéi Visniec

Imagem: Cartaz com nome da peça e informações sobre a apresentação e foto de uma carcaça de cabeça de boiA peça A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa, com texto do romeno Matéi Visniec e montagem de alunos do curso de licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, terá pré-estreia na sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica).

O espetáculo, dirigido pela Profª Juliana Carvalho, segue em temporada de 10 a 15 de dezembro, às 19h. O ingresso tem preço simbólico de R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

A peça, oitava montagem do curso de licenciatura em Teatro da UFC, fundado em 2010, remete o público ao contexto europeu pós-Guerra Fria, enfocando as relações humanas em meio à dissolução das fronteiras, à liberdade recém-conquistada por vários povos e à ascensão do sistema capitalista em países que viveram o totalitarismo de regimes comunistas.

Na trama, após um período de conflitos bélicos que culminaram na dissolução da antiga Iugoslávia e do regime comunista que a sustentava, um pai e uma mãe retornam ao país onde viviam, agora capitalista, e deparam com sua casa semidestruída e a ausência do filho, morto na guerra. Na luta pela reconstrução da casa e da vida, o amor e a dor de uma mãe são o que ainda resiste ao progresso e à mercantilização da vida e da morte diante da realidade pós-guerra, em que valores como solidariedade, compaixão, igualdade, fraternidade e liberdade são postos em xeque.

Imagem: Além da atuação como atores e atrizes, os estudantes experimentaram as diversas etapas de criação de um espetáculo teatral (Foto: Grá Dias)EXERCÍCIO – Na atividade de montagem, além da atuação como atores e atrizes, os estudantes experimentaram as diversas etapas de criação de um espetáculo teatral – produção, cenografia, figurino. A Profª Juliana Carvalho considera que, assim, os estudantes se capacitam para, num futuro breve, produzir seus próprios projetos, seja no ensino formal ou informal, seja em coletivos artísticos.

FICHA TÉCNICA – Texto: Matéi Visniec. Direção: Profa Juliana Carvalho (ICA/UFC). Elenco: Bento Guimarães, Dani Chaves, Davi Amaral, Davi Neto, Jeferson Tinoco, Lucas Baber, Lucas Madi, Marcos Paulo, Nágila Holanda, Priscila Cordeiro, Raquel Colares e Suy Melo. Assistência de direção: Marcos Paulo, Lucas Madi e Priscila Cordeiro. Preparação de canto: Poty Fontenelle (ICA/UFC). Sonoplastia: Ayrton Pessoa. Cenografia: Prof. Rodrigo Frota (Universidade Regional do Cariri – Urca). Figurino: Ricardo Bessa. Produção ICA: Henrique Rocha e Tobias Gaede. Produção executiva: Suy Melo, Priscila Cordeiro, Lucas Madi. Interlocutores convidados: Prof. Adolfo Pereira de Souza Júnior (Unilab) e Prof. Ricardo Nascimento (Unilab). Designer gráfico: Tobias Gaede. Fotografia: Dani Chaves.

Fontes: Profª Juliana Carvalho, diretora do espetáculo, e Lucas Madi, ator e assistente de direção – fone: 85 99649 7828