Reprodução de terras férteis da Amazônia, cânions urbanos e Casa de Pedra na Agência UFC

Imagem: A ideia do LaMFA é reproduzir as chamadas terras pretas presentes em alguns trechos da região amazônica (Foto: David Motta/UFC)A Agência UFC de Notícias, mais novo canal de divulgação científica da Universidade, traz entre os destaques da semana uma pesquisa do Laboratório de Materiais Funcionais Avançados (Lamfa), do Departamento de Física, que tem usado biomassa para tentar melhorar a fertilidade de solos do semiárido.

A ideia é reproduzir as chamadas terras pretas presentes em alguns trechos da região amazônica, conhecidas pela alta concentração de carbono e presença de materiais orgânicos. O objetivo é empregar esse material na revitalização de solos do semiárido, que são arenosos e com baixa capacidade de retenção de água. A reportagem está disponível no site da Agência.

OS PRÉDIOS DA CIDADE – Outro destaque vai para um estudo do Curso de Ciências Ambientais da UFC sobre os chamados cânions urbanos, desfiladeiros de prédios encontrados nas grandes cidades, que influenciam a direção e velocidade dos ventos, além de alterar valores de temperatura do ar.

Os pesquisadores avaliaram pontos situados em Fortaleza, no bairro Meireles, região próxima à praia, com alta concentração de edifícios. Além de avaliar a temperatura, potencialmente influenciada pelo tipo de material usado na construção dos prédios e do asfalto, que pode conservar mais calor, os pesquisadores também estudam como os cânions podem impactar a dispersão ou retenção dos poluentes urbanos.

Imagem: A Casa de Pedra fica localizada entre Itatira e Madalena (Foto: acervo Degeo)CASA DE PEDRA – A Agência UFC também traz, nesta semana, detalhes sobre a lendária "Casa de Pedra", uma gruta situada entre os municípios de Itatira e Madalena, que está sendo investigada por pesquisadores do Departamento de Geologia.

O grupo está trabalhando na localização dos achados arqueológicos e no mapeamento de todas as câmaras da caverna, com o objetivo de também tornar a Casa de Pedra mais segura para uso turístico e de favorecer a educação ambiental e cultural das comunidades de seu entorno.

A Agência UFC publica, sempre às terça-feiras, histórias de pesquisa e extensão, livres para reprodução por qualquer pessoa ou veículo de comunicação, desde que seguidas algumas orientações. O portal é gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331