Estudantes de Design-Moda realizam desfile com idosos do Lar Torres de Melo

Imagem:  Para criar os looks, os alunos procuram saber a história de vida, os desejos, os gostos e as preferências do idoso (Imagem: Divulgação)Nesta quinta-feira (14), os idosos residentes no Lar Torres de Melo terão uma tarde especial, como personagens principais em um desfile de moda. A atividade faz parte do Vestir com emoção, que integra o projeto de extensão Sociomoda – Costura e Artesanato para a Cidadania, do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará.

Na ocasião, os idosos, a partir das 15h, desfilarão na entidade (Rua Júlio Pinto, 1832, Jacarecanga) modelos criados pelos alunos de Design-Moda da UFC e elaborados sob medida para cada um dos moradores do Lar.

Esta é a terceira edição da iniciativa, que já beneficiou 140 idosos. A ideia, explica a Profª Araguacy Filgueiras, surgiu na disciplina Ergonomia do Produto, do quarto semestre, em que são estudados aspectos de produção com atenção no usuário, por exemplo, moda plus-size ou para pessoas com deficiência.

"Comecei a pensar nas metodologias ativas, aquelas em que o estudante é responsável por seu conhecimento. Então, contatamos a coordenação do Lar Torres de Melo e fomos prontamente atendidos. A iniciativa tem como proposta despertar no estudante a aprendizagem social e humana, além de levá-lo a conhecer uma realidade na qual ele pratica o amor ao próximo", comenta.

Uma média de 60 estudantes por semestre participa do projeto, que se inicia, a cada ano, com uma visita à instituição. Com isso, os graduandos podem conhecer a estrutura local, bem como escolher um idoso como modelo para as criações. A convivência e aprendizado mútuo entre jovens estudantes e residentes da terceira idade é a chave para a concepção das peças, avalia a Profª Araguacy. "Os alunos procuram saber a história de vida, os desejos, os gostos e as preferências do idoso e vão planejando um look.

Levam amostras de tecidos, cores, estampas, aviamentos e outros detalhes que forem necessários. Isso denominamos design emocional. Quando exploramos sentimentos e emoções do usuário para o desenvolvimento do produto, logo esse usuário se identifica com o produto e cria um vínculo afetivo", explica a docente. Com as propostas de roupas prontas, o idoso é quem escolhe qual modelo mais o agrada.

Não somente a criação artística, mas toda a produção do evento é feita pelos alunos, inclusive a preparação, cuidados com cabelos, adereços e maquiagem nos idosos. "A ideia é essa formação holística, que envolve técnica, ciência, cidadania e responsabilidade social, perspectiva existente no projeto pedagógico do Curso de Design-Moda", afirma Araguacy. Além do desfile, haverá para os idosos um ensaio fotográfico em que exibirão as roupas produzidas. A proposta é que esse material gráfico seja disponibilizado para a instituição e possa ser usado para a elaboração de calendários e outras peças que venham servir como fonte de renda ao Lar Torres de Melo.

A atividade é realizada em parceria com a Profª Cyntia Tavares Marques de Queiroz, da disciplina Planejamento e Organização de Eventos, e do Prof. Fernando Maia da Cunha, da disciplina de Fotografia, ambos do Curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Fonte: Profª Araguacy Filgueiras, do Curso de Design-Moda – fone: 85 3366 9409