Livro propõe diálogo entre Elio Vittorini e João Cabral de Melo Neto; lançamento na sexta (15)

Imagem: Livro Diálogos entre Elio Vittorini e João Cabral de Melo Neto resulta de dissertação do Prof. Carlos Alberto Souza (Foto: Divulgação)O Prof. Carlos Alberto Souza, do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, lança, às 17h desta sexta-feira (15), o livro Diálogos entre Elio Vittorini e João Cabral de Melo Neto, pela editora Moinhos.

Resultado de dissertação de mestrado defendida pelo docente em 2005, a obra será lançada no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica), durante a I Jornada Clariceana, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Espaços de Leitura: Cânones e Bibliotecas, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

SAIBA MAIS – Diálogos entre Elio Vittorini e João Cabral de Melo Neto expõe um estudo comparativo entre o romance Conversa na Sicília, do referido escritor italiano, e Morte e vida severina, do poeta pernambucano. O livro busca identificar os elementos que caracterizaram as afinidades e as diferenças entre ambos, uma vez que as duas obras têm como pano de fundo a região de origem dos escritores, ou seja, a Sicília, no sul italiano, e Pernambuco, no Nordeste brasileiro, respectivamente, na tentativa de trazer à baila suas características socioculturais e o modus vivendi de sua gente massacrada pela ideologia dominante.

O Prof. Carlos Alberto Souza é mestre em Letras (2005) e doutor em Linguística (2013) pela UFC. Sua dissertação foi orientada pela Profª Odalice de Castro Silva.

Fonte: Prof. Carlos Alberto Souza, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.