Centro de Tecnologia realiza evento em homenagem ao Dia do Engenheiro

Imagem: A Medalha Engenheiro Paulo de Frontin foi entregue ao Prof. Ernesto da Silva Pitombeira pelo diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir de Holanda, e pelo Reitor da UFC, Prof. Henry Campos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Foi realizada na tarde dessa segunda-feira (11), no Auditório Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará, solenidade alusiva ao Dia do Engenheiro. A ocasião, que contou com homenagens a alunos e ex-alunos e a servidores técnico-administrativos e docentes, marcou a entrega da Medalha Engenheiro Paulo de Frontin ao engenheiro civil, professor e ex-pró-reitor de Planejamento Ernesto da Silva Pitombeira.

O evento teve início com a entrega de certificados aos alunos do CT que tiveram alto desempenho acadêmico – tendo-se como parâmetro o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) – em cada uma das engenharias da UFC: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química. No total, 33 alunos, 3 de cada curso, concludentes com maior IRA, foram agraciados.

A cerimônia seguiu com a outorga da medalha Engenheiro Paulo de Frontin ao Prof. Ernesto Pitombeira. O homenageado recebeu das mãos do reitor, Prof. Henry Campos, e do diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir de Holanda, a honraria que é concedida a profissionais de destaque na área da engenharia.

Em seu discurso de agradecimento, Pitombeira relembrou a trajetória profissional, desde as atividades como engenheiro no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), na década de 1960, até o dia a dia na docência e gestão universitária, em que atuou por quase 30 anos. Salientando que a medalha terá um lugar especial em sua casa, o professor dedicou o prêmio à própria UFC. "Essa medalha deveria ser entregue ao departamento e à Universidade, pois foi daqui que tirei tudo, na formação como engenheiro, na antiga Escola de Engenharia. Vou seguir contribuindo e só posso sair quando devolver tudo o que me foi dado, essa é a minha missão", declarou.

Veja mais imagens da solenidade no Flickr da UFC

Avaliando o Prof. Pitombeira como "de trajetória brilhante, excepcional figura humana e um modelo de cidadão", o reitor Henry Campos elogiou a entrega da distinção ao engenheiro civil. "É uma feliz iniciativa de promover um dia de gratidão, de reconhecimento a esse professor que contribuiu enormemente para a administração da Universidade. Essa medalha é das mais felizes e das mais oportunas", ressaltou.

Em sua fala, o reitor enfatizou a relevância de se celebrarem as conquistas da comunidade acadêmica. "Isso é promover uma cultura de aproximação e fazer com que sejamos sempre inspirados por boas iniciativas. A nossa Universidade definitivamente se inseriu no hall das 10 maiores e melhores do Brasil. Isso é fruto da energia e força que emana dessa comunidade; o CT em particular tem uma contribuição muito importante", disse.

Imagem:  Alunos, ex-alunos, professores e servidores técnico-administrativos, além de familiares e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade  (Foto: Ribamar Neto/UFC)Festejar bons resultados, apesar dos desafios orçamentários vividos pelas universidades ao longo de 2017, foi igualmente a tônica do discurso do diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir de Holanda. "É um momento para a gente refletir um pouco sobre o ano que passou e olhar para os anos vindouros com uma expectativa boa, de crescer com a universidade e com a educação superior no Brasil. É mostrar que estamos cada vez mais fortes e consistentes, apesar das crises de financiamento", analisou. O diretor pontuou sua fala anunciando a criação de duas iniciativas: um fundo patrimonial dos cursos de engenharia do CT e o Portal do Egresso, que entra no ar já em dezembro.

MAIS HOMENAGENS – Na tarde de celebração também receberam certificados e agradecimentos 14 servidores, docentes e técnico-administrativos, que integraram o ciclo formativo voltado à docência universitária no CT, ocorrido ao longo deste ano. Os homenageados foram responsáveis pela realização de workshops, minicursos e oficinas para os professores, contribuindo assim para a capacitação desses profissionais.

As homenagens incluíram ainda uma saudação aos 50 anos de formatura de alunos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica graduados em 1967. Falando em nome dos alunos, o Prof. José Maria Andrade agradeceu a reverência e classificou como pujante o atual ambiente do Centro de Tecnologia. Recomendou também aos jovens egressos que conduzissem suas carreiras de acordo com o código de honra profissional.

Foram homenageados na solenidade, com certificados recebidos por amigos e familiares, os professores Sylvio Moreira Duque e Duílio de Menezes Fontenele, e a servidora técnico-administrativa Leonildes Albuquerque da Costa, falecidos neste ano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331