Agência UFC: ração vegetariana para camarão, máquina fatiadora de palma e robótica

Imagem: A ração, considerada vegetariana, é mais barata para os fabricantes do alimento e para os criadores de camarão (Foto: Jr. Panela/UFC)A Agência UFC de Notícias, portal de divulgação de pesquisa científica e extensão da Universidade Federal do Ceará, traz como destaque nesta semana os trabalhos do Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC). Em um de seus laboratórios, são desenvolvidas rações alternativas para camarão; dentre elas, uma feita com ingrediente de origem vegetal.

A ração, considerada vegetariana, é mais barata para os fabricantes do alimento e para os criadores do animal, por abrir mão do principal ingrediente usado na ração tradicional: a farinha de peixe, responsável por encarecer todo o processo. A história completa você encontra na matéria da Agência UFC.

Imagem: Máquina fatiadora de palma (Foto: Ribamar Neto/UFC)Outra produção recente da Universidade é a máquina fatiadora de palma, desenvolvida em pesquisa de doutorado no Departamento de Engenharia Agrícola. A palma forrageira é usada por agricultores como alimento para animais, por conta da grande quantidade de água presente, aliviando os efeitos da seca para o gado. Os detalhes da invenção estão no site da Agência.

Em reportagem da UFCTV, você pode também conhecer as produções do Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro). No âmbito do Departamento de Engenharia de Teleinformática, o Centauro já desenvolveu até uma impressora 3-D e uma maca automatizada. Assista no site.

A Agência UFC entrará em recesso durante o período de férias da Universidade, mas voltará a ter atualizações semanais com o início do período letivo no próximo semestre. Assine a nossa newsletter para receber notificações sobre novas matérias.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331